Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
3ª Edição - Junho 2005

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

 

 

"Se banirmos da superfície da terra o homem ou o ser pensante e contemplador, esse espetáculo patético e sublime da natureza não é mais do que uma cena triste e muda; o universo cala-se, o silêncio e a noite dele apoderam-se. Tudo se transforma numa vasta solidão onde os fenômenos inobservados se passam de uma maneira obscura e surda. É a presença do homem que torna a existência dos seres interessante".
Denis Diderot - Filósofo e escritor francês. (1713-1784)

 

 

    Todos sabemos que a formação de profissionais capacitados para o planejamento, a gestão, a operacionalização de empresas e a criação de produtos que envolvam o turismo não se encerra nos muros de uma Instituição de Ensino Superior. Ser um profissional da área exige, por exemplo, além de grande responsabilidade, um estrito contato e forte compromisso de preservação das culturas locais e regionais, sem deixar de observar fatores que particularizam a cultura nacional. Assim sendo, o desenvolvimento do turismo requer a formação de profissionais com capacidade empreendedora e crítico-reflexiva e que, do mesmo modo, não percam de vista uma visão atualizada de mundo.


    Mário Carlos Beni, em sua obra Análise Estrutural do Turismo (São Paulo: Senac, 1997), reforça essa questão, acrescentando, ainda, que o dinamismo com que o planejamento, a gestão e a operacionalização desses produtos que envolvem o turismo devem ser encarados muitas vezes foge ao domínio do profissional da área. Porém, para que não se corra o risco de envelhecer junto com o “objeto” de criação, este profissional deve desenvolver estratégias de visão em longo prazo.


   Consciente desse desafio cotidiano do profissional de Turismo, a Associação Cultural e Educacional de Garça, mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas/FAHU, criou a sua Revista Científica Eletrônica de Turismo com o objetivo de divulgar as pesquisas na área. Desde o primeiro número, a intenção é disponibilizar a alunos de graduação, professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, artigos, resenhas, relatos de caso, revisões de literatura, notas técnicas, traduções e outros trabalhos de interesse selecionados pelo Conselho Editorial, colaborando com uma área ainda muito carente de pesquisas.


   Hoje, seis meses após o lançamento, essa expectativa se apresenta em sua totalidade, pois a Revista tornou-se, nesse curto espaço de tempo, um dos mais destacados instrumentos de veiculação e divulgação do conhecimento científico junto à Comunidade Acadêmica do país. Isso graças a sua qualidade técnica e científica, obtida com um Conselho Editorial formado por Doutores e Mestres da área e de áreas afins.


   O esforço e o espírito criativo e dinâmico, fruto da visão e da concepção da Direção da FAHU, aliados ao trabalho da Comissão Executiva da Revista, dos coordenadores de cursos e dos professores que incentivam a criação do conhecimento, se oferece em mais este número.

 

Prof. Dr. Aroldo José de Abreu Pinto

Editor Responsável



 

 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa                

                          Prof. Alessandro Gomes

                          Tarcisio Santos Silva   

                          Fabricio Tatebe

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br