Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
16 ª Edição - Janeiro 2012

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO
APRESENTAÇÃO – JANEIRO DE 2012

É com grande satisfação que tornamos pública a décima sexta edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação.
Nesta edição podemos observar a apresentação de dez artigos que versam sob questões ligadas ao processo de planejamento da atividade turística em territórios rurais, observando-se pontos como atrativos, potencialidades, impactos, etc. Além disso, esta edição também aborda temas como: turismo na terceira idade, evidenciando discussões a respeito dos benefícios sociais, culturais, fisiológicos e psíquicos aos indivíduos que se encontram na “melhor idade”. Finalmente, apresenta-se uma discussão importante sobre o processo de planificação, gestão e operacionalização que alunos do curso de bacharelado em turismo tiveram a oportunidade de presenciar durante a realização de seus respectivos estágios supervisionados a um dos segmentos mais importantes da cadeia produtiva do turismo: o segmento de eventos.

Assim, em nosso primeiro artigo – A prática do turismo no espaço rural: conceituações e delimitações de suas ações – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Monique Cristine de Moraes Custódio, discutem como o turismo no meio rural é a soma do ecoturismo, turismo cultural, turismo esportivo, agroturismo, turismo de aventura, turismo verde. Esse tipo de turismo começou próximo do séc. XIX, tendo inicio na Europa, já aqui no Brasil essa atividade começou a ser exercida na década de 70, 80 e 90. O turismo rural proporciona aos seus turistas um relacionamento direto com os agricultores familiares dispostos a compartilhar o seu modo de vida com esses visitantes que, da maioria das vezes, são habitantes das grandes metrópoles. Desta forma tais personagens poderão se relacionar com as máquinas agrícolas, com o tratamento das criações de gado, eqüinos, suínos, aves, peixes, aprenderão a respeito do processo produtivo e comercialização de produtos naturais (doces, vinhos, massas, laticínio, biscoitos, entre outros), sobre traços importantes da cultura e da historia da população rural e das belas paisagens que este sujeito almeja conhecer. Esse contato com o “novo” pode estar modificando a forma de pensamento da população urbana em relação ao meio que o cerca, fazendo com que os mesmos possam ter uma visão de melhor preservação ao meio ambiente. Com relação aos benefícios que esse turismo trará para o meio em que for inserido, pode-se dizer que estes, desde que bem planejados, serão vislumbrados a montantes, pois haverá uma maior preocupação na preservação de espécies animais e de plantas, aumentando assim a demanda turista na região visitada e preservada por toda a população.

Em nosso segundo artigo – Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil: perspectivas de crescimento e desenvolvimento do turismo brasileiro – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Norma de Sitta Souza, discutem dois dos maiores eventos esportivos de todo o mundo: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Esses eventos se constituem em oportunidades ímpares para o desenvolvimento turístico do Brasil. Afinal, por meio destes teremos uma maior visibilidade, através da exposição e repercussão destes nos veículos de mídia, de nossa imagem enquanto destinação turística. Tais eventos poderão ser encarados como elementos motivadores e dinamizadores de transformações que implicarão e incitarão uma completa modificação da infraestrutura do país como um todo, desde a hotelaria, passando pelos modais de transporte, e melhoria da qualidade de serviços (incluindo transporte, saneamento, comunicação, educação, segurança), envolvendo toda a superestrutura brasileira com implicações em políticas públicas, instituições regulamentadoras, etc.. Toda essa visão resultará em uma ação potencial para produzir divisas muito maiores do que aquelas auferidas atualmente pelo segmento turístico brasileiro. Neste estudo aborda-se a realização desses dois mega eventos esportivos, no contexto da ampliação das oportunidades geradas pelo segmento turístico no Brasil e quais os reflexos que produzirão no país, tanto na melhoria da infraestrutura turística, quanto no aumento do número de visitantes e de receita proporcional à riqueza do país produzida pelo turismo.

Em nosso terceiro artigo – Eventos esportivos e turismo: definição de mercado e perspectivas de atuação – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Norma de Sitta Souza, discutem a maneira como o processo de planejamento de um evento deve ser estruturado e acompanhado para que os objetivos traçados por seus planificadores possam “ganhar vida” e, assim, acarretar os benefícios almejados aos agentes que usufruem, direta ou indiretamente, de seus respectivos planos de ação. Dessa maneira, indo ao encontro de uma das principais discussões de nossa sociedade – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – neste trabalho propomos uma visão sobre a forma como os eventos esportivos devem ser vistos e caracterizados, observando, de maneira sutil e sucinta, como esse tipo de prática, desde que bem planejada, pode ser vista enquanto um mecanismo indutor do desenvolvimento e da maximização da atividade turística em nossa sociedade.

Em nosso quarto artigo – O desenvolvimento da atividade turística: entendimentos, questionamentos e acepções a prática deste fenômeno e suas relações com o segmento da melhor idade – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Juliane Bertoldi, discutem sobre a intenção de se tentar compreender o significado e a importância da atividade turística, observando pontos como planejamento, organização e desenvolvimento desta, além é claro, de se tentar descrever como o segmento de indivíduos que compõem a classe conhecida como “terceira ou melhor idade”, ao longo dos últimos anos, é visto enquanto um forte indutor de desenvolvimento de produtos e serviços que atendam os anseios específicos e peculiares deste nicho de mercado cada vez mais exigente e solicito por uma oferta capaz de atender suas necessidades e superar suas expectativas. Dessa maneira, discutimos aqui, como a atividade turística poderia ser vista enquanto ferramenta primordial capaz de proporcionar a estes indivíduos os instrumentos e ações necessárias para que estes possam ocupar uma lacuna temporal deixada pela ausência dos ritmos frenéticos de trabalho.

Em nosso quinto artigo – O turismo e a sociedade contemporânea: um olhar sobre a nossa ruralidade – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Monique Cristine de Moraes Custódio, discutem a forma como a atividade turística assume um papel preponderante no desenvolvimento sócio-econômico de nossa sociedade pós-moderna. Nesse contexto, a atividade turística funcionará enquanto ferramenta precisa capaz de proporcionar aos seus seguidores um ambiente completamente avesso ao de seus cotidianos, funcionando como um verdadeiro mecanismo capaz de proporcionar-lhes um resgate de valores sociais, culturais e ambientais que foram esquecidos/perdidos graças à homogeneização imposta pelo fenômeno da globalização. Dessa maneira, o espaço rural, bem como será apresentado aqui, servirá enquanto território singular e peculiar para que seus visitantes possam observar e apreender, através de uma atitude/postura contemplativa e participativa, as características e peculiaridades de um ambiente tão rico para a prática do tão almejado turismo sustentável.

Em nosso sexto artigo – O turismo na melhor idade: uma análise macro deste nicho de mercado – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Juliane Bertoldi, discutem sobre a intenção de se tentar compreender o significado e a importância de práticas lúdicas-recreacionais para o segmento de indivíduos que compõem a classe conhecida como “terceira ou melhor idade”, tentando, através de tais análises, observar quais são os benefícios advindos desta contextualização aos indivíduos que a esta pertence. Dessa maneira, o estudo bibliográfico aqui proposto busca desvendar e entender a relação intrínseca do lazer e do turismo na terceira idade, tendo, como interesse principal, a descrição sobre como os indivíduos enfrentam esta etapa de vida, bem como as modificações sociais, culturais, econômicas e fisiológicas acompanhadas por esta. Assim, uma de nossas preocupações debruça-se sobre a maneira como a nossa Federação observa e contempla ações, diretrizes e políticas públicas, com o intuito de proporcionar a estes indivíduos um cenário capaz de lhes prover uma melhor qualidade de vida, exatamente como faz o Programa Viaja Mais Melhor Idade. Dessa maneira, nossa discussão tangencia o propósito de práticas lúdicas e recreacionais, onde através destas, seríamos capazes de possibilitar a manutenção de um elevado bem-estar e de um ambiente apto a propor mecanismos para a saúde física, psíquica e social destes indivíduos, desde que suas atividades sejam minuciosamente planejadas.

Em nosso sétimo artigo – Os benefícios da atividade turística para a melhor idade – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Juliane Bertoldi, discutem como a prática da atividade turística, quando bem planejada, gerida e acompanhada, acarretaria impactos positivos a serem sentidos a níveis sociais e culturais a uma parcela da sociedade brasileira que mais cresce nos últimos anos: o segmento da terceira ou “melhor” idade. Por essa perspectiva, tentamos aqui discutir, de maneira sucinta e objetiva, as debilidades sociais, culturais, fisiológicas que boa parte das pessoas sentirá e a maneira como o turismo pode ser encarada enquanto uma forte ferramenta para minimizar tais malefícios, já que acreditamos ser necessário o estabelecimento de um ponto de equilíbrio entre o bem-estar do homem enquanto ser humano e as exigências, adversidades e obrigações impostas a este pela sociedade da qual faz parte. Nesse sentido, percebemos que a atividade física, lúdica e recreacional têm uma função especial para a terceira idade: a de dar novas condutas, qualidade de vida e ações a estes indivíduos. Nota-se que, para a maior parte destes, a prática física, lúdica e recreacional apresenta-se enquanto o mecanismo, a “válvula de escape”, necessário para satisfazer necessidades peculiares a essa nova etapa de vida, bem como agregar valores a sua rotina, trazendo benefícios importantes para o dia a dia destes.
Em nosso oitavo artigo – Turismo, lazer e recreação: um olhar denso sobre acepções, significados e características deste segmento – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Norma de Sitta Souza, discutem o desenvolvimento do turismo em nossa sociedade, buscando entender certos preceitos que o caracterizam, bem como estimulam sua aceitação por parte dos agentes que se beneficiarão, direta ou indiretamente, das ações advindas de sua cadeia produtiva. Nesse contexto, é de fundamental importância observarmos e entendermos a maneira como esse tipo de atividade é estruturada e guiada por concepções ligadas ao universo lúdico e recreacional. Dessa maneira, o trabalho aqui proposto tem como intenção discutir a ligação direta entre lazer e turismo, observando como ambos se influenciam e são vistos durante o processo de gestão, planificação e operacionalização da atividade turística nacional, enfatizando a necessidade, por parte de quaisquer planejadores, de se ter uma real domínio sobre as acepções que rotulam estes dois objetos, bem como a forma como são vistos, usufruídos e enraizados em nossa sociedade para que só assim possamos extrair benefícios positivos de ambos.

Em nosso nono artigo – O município de Garça e sua ruralidade: análises dos potenciais para o desenvolvimento da atividade turística local – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos com a acadêmica Monique Cristine de Moraes Custódio, discutem que A prática da atividade turística relacionar-se-á com a oferta de produtos, serviços e empreendimentos ligados a sua cadeia produtiva e que se mesclem com o cotidiano e valores do homem do campo. Esse tipo de atividade, que é muito procurado por pessoas que vivem nas grandes cidades e vem em busca de descanso, conforto, lazer e hospitalidade, pelo simples fato do meio rural ser visto e tido enquanto um lugar tranqüilo onde as pessoas têm contato direto com a natureza e com a população local, onde a comunidade mantém as atividades agropecuárias tradicionais, são capaz de propiciar aos seus visitantes o contato, que outrora havia sido perdido, por parte dos membros das grandes urbes, das paisagens, cenários sócio-culturais, personagens e folclores tão distintos que caracterizam e se relacionam com as imagens do ambiente rural. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado tem como intuito discutir de que forma o território rural do município de Garça pode ser visto enquanto ferramenta maximizadora do desenvolvimento da atividade turística local, observando quais princípios deverão nortear seu processo de planificação, gestão e operacionalização.

Em nosso último artigo – O processo de planificação e gestão de eventos: o caso do Departamento de Eventos e Turismo da Prefeitura Municipal de Garça-SP – o Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, juntamente com os alunos da VIII Turma do Curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade de Ciências Humanas de Garça, discutem como a possibilidade de estagiar junto ao Departamento de turismo do Município de Garça, os alunos da VIII Turma do Curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade de Ciências Humanas de Garça viram a oportunidade de participar do planejamento e da organização de eventos e conseqüentemente, aprimorar seus conhecimentos e aguçar seus olhares críticos perante a realização de eventos de pequeno e grande porte. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho será o de apresentar a rotina do processo de planejamento, gestão e operacionalização do turismo de eventos, conhecido como: o pré-evento; o evento e o pós-evento. Por meio destes princípios propomos uma reflexão sobre a importância de uma planificação pormenorizada e que observe o desenvolvimento desta atividade e, de modo especial, para a organização de eventos, permitindo a racionalização de suas ações, o gerenciamento dos recursos disponíveis e a implantação do projeto.

   



 

download A PRÁTICA DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL: CONCEITUAÇÕES E DELIMITAÇÕES DE SUAS AÇÕES
SANTOS, Rodrigo Amado dos; CUSTÓDIO, Monique Cristine de Moraes
download COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO BRASILEIRO
SANTOS, Rodrigo Amado dos; SOUZA, Norma de Sitta
download EVENTOS ESPORTIVOS E TURISMO: DEFINIÇÃO DE MERCADO E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
SANTOS, Rodrigo Amado dos; SOUZA, Norma de Sitta
download O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA: ENTEDIMENTOS, QUESTIONAMENTOS E ACEPÇÕES A PRÁTICA DESTE FENÔMENO E SUAS RELAÇÕES COM O SEGMENTO DA MELHOR IDADE.
SANTOS, Rodrigo Amado dos; BERTOLDI, Juliane
download O MUNICÍPIO DE GARÇA E SUA RURALIDADE: ANALISES DOS POTENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA LOCAL
SANTOS, Rodrigo Amado dos; CUSTÓDIO, Monique Cristine de Moraes
download O PROCESSO DE PLANIFICAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS: O CASO DO DEPARTAMENTO DE EVENTOS E TURISMO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GARÇA-SP
SANTOS, Rodrigo Amado dos; ALMEIDA, Camila Caíres; ANDRADE, Rogério Alex; BERTOLDI, Juliane;
download O TURISMO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA UM OLHAR SOBRE NOSSA RURALIDADE
SANTOS, Rodrigo Amado dos; CUSTÓDIO, Monique Cristine de Moraes
download O TURISMO NA MELHOR IDADE: UMA ANÁLISE MACRO DESTE NICHO DE MERCADO.
SANTOS, Rodrigo Amado dos; BERTOLDI, Juliane
download OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE TURISTICA PARA A MELHOR IDADE
SANTOS, Rodrigo Amado dos; BERTOLDI, Juliane
download TURISMO, LAZER E RECREAÇÃO: UM OLHAR DENSO SOBRE ACEPÇÕES, SIGNIFICADOS E CARACTERÍSTICAS DESTE SEGMENTO.
SANTOS, Rodrigo Amado dos; SOUZA, Norma de Sitta
Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça
Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG
Presidente: Wilson Shimizu
Vice-Presidente: Profa. Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu

Diretores e Vice- diretores das Faculdades mantidas pela ACEG
FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas
Profa. Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu 
FASU - Faculdade de Ciências da Saúde
Prof. Msc. Márcio Roberto Agostinho
FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Profa. Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu
FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
Profa. Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu

Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação:
Direção: Prof. Esp. Adriano Justino Rosa

Comissão Executiva
Editor e Articulista: Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos
Programação Visual e Desenho: Luana Maria dos Santos
Apoio Técnico:  Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos                 
                      Profa. Msc. Talita Prado Barbosa
                      Profa. Esp. Michelle Bellintani Chehade
                      Prof. Esp. Odair Vieira da Silva
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – KM 01, CEP: 17400.000, Garça/SP - Fone/Fax: (0XX14) 3407-8000 - e-mail: profrodrigoamado@gmail.com – http://www.faef.edu.br