Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
14ª Edição - Janeiro de 2011

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

 

    É com grande satisfação que tornamos pública a décima quarta edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação. 
Nesta edição podemos observar a apresentação de sete artigos que versam sob questões ligadas as técnicas de relações públicas no processo de planejamento e organização do turismo, lazer e seus significados, a prática do guia de turismo, o processo de planejamento e organização dos meios de hospedagem e a peculiaridades que envolvem a prática do turismo cultural. A presente edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo conta com sete artigos que discutem, de maneira objetiva e coerente, a forma como a atividade turística se insere no cotidiano de nossas sociedades. 
Assim, em nosso primeiro artigo, desenvolvido pelos alunos Camila Caíres de Almeida, Juliane Bertoldi, Renan Cordeiro Seraguci, Sara Massuda da Silva e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, constitui-se de visões sociais do turismo com a interface das relações públicas como forma organizacional e administrativa, possibilitando a aquisição de conhecimentos que servem de suporte na efetivação de uma política gerencial adequada no contexto turístico atual brasileiro, onde as comunidades e instituições turísticas devem manter uma situação harmoniosa para que sigam sua evolução de forma sustentável e equilibrada. 
Em nosso segundo artigo, desenvolvido pela Profa. Msc. Talita Prado Barbosa e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, constrói-se a analise das relações estabelecidas entre o tempo livre e as atividades de lazer praticadas pelas sociedades humanas. Inicialmente serão abordadas as origens do lazer a partir da I Revolução Industrial, século XVIII. Em seguida, serão apresentados os significados do lazer e as formas de aproveitamento do tempo livre. Por fim, serão apresentadas as relações que se estabelecem entre os aspectos sociais da vida humana, buscando sempre a criatividade para a ocupação do tempo livre e realização do lazer. 
Em nosso terceiro artigo, desenvolvido pela Profa. Msc. Talita Prado Barbosa e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, serão pontuadas as principais ligações entre o trabalho e o lazer. O objetivo primordial se refere em apresentar algumas semelhanças e analogias sobre esses temas. Serão analisadas as reflexões teóricas sobre o trabalho e o lazer na visão de autores clássicos e renomados como Marx, Weber e Parker. Ao longo do texto descreve-se como se deu a evolução desses conceitos a partir da Revolução Industrial, chegando aos dias atuais. 
Em nosso quarto artigo, desenvolvido pelos alunos Irene de Fátima Braga, Bruna Roberta de Oliveira Cardozo, Alessandra Gonçalves, Jorge Ismael Martini Pereira e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, discuti-se como estão sendo os preparativos para a realização dos eventos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, quais melhorias serão realizadas, como será o preparo dos profissionais que tiverem interesse em trabalhar nestes eventos, abordando, de maneira sucinta, quesitos como capacitação e treinamento e o que estes buscam frente ao desenvolvimento das potencialidades turísticas brasileiras. Dentro desse contexto tentaremos enxergar de que maneira o profissional guia de turismo poderá ser visto dentro deste cenário, onde nos indagaremos sobre os papéis, as relevâncias e os objetivos que esses personagens assumirão frente a esses. 
Em nosso quinto artigo, desenvolvido pela bacharela em turismo Flávia Manzano Esaki e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, o intuito aqui é o de se perceber como o turismo contribui, por meio de suas ações, propaga, preserva e perpetua culturas, identidades e memórias tão importantes para a construção de um “senso-identitário” tão crucial a quaisquer grupos sociais. Assim, este trabalho analisa a formação sócio-histórica de Marília, interior de São Paulo, aos “olhos” desses indivíduos, buscando compreender crenças, costumes e valores que lhes são tão importantes e que costumam ser “repartidos” com os membros desta sociedade através dos eventos culturais como o Japan Fest. 
Em nosso sexto artigo, desenvolvido pela aluna Rosilene Pedroso de Oliveira e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos existe a intenção a pretensão de argumentar sobre a importância que a cadeia produtiva hoteleira tem frente ao desenvolvimento da atividade turística como um todo, tendo o cuidado de abordar de que maneiras os processos de planificação, organização, gestão e controle de suas ações precisam ser minuciosamente detalhadas para que não apenas as necessidades de suas respectivas demandas possam ser exemplarmente sanadas, como também, por meio de suas ações, tais indivíduos possam realmente desfrutar de uma experiência inesquecível. 
Em nosso último artigo, desenvolvido pela aluna Priscila Résio e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, se pretende, sucintamente, abordar um processo historiográfico que dê conta de enxergar a importância e a representatividade que a seda teve na estruturação das relações econômicas, políticas, sociais e culturais que ali se estabeleceram e foram responsáveis para que esta cidade fosse reconhecida como a “Princesinha da Seda”, e de que maneira a atividade turística poderia ser considerada enquanto instrumento chave no processo de preservação e propagação de laços históricos tão importantes para essa comunidade. 
 

Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada

Editora Responsável



 

 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa                

                          Profª. Michelle Bellintani Chehadi

                          Luana Maria dos Santos

                          Rogério Grossi de Britto

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br