É com grande satisfação que tornamos pública a décima terceira edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação.
Nesta edição podemos observar a apresentação de sete artigos que versam sob questões ligadas ao turismo rural, ao transporte aéreo, a educação ambiental, turismo e meio ambiente e turismo rural. A presente edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo conta com sete artigos que discutem, de maneira objetiva e coerente, a forma como a atividade turística se insere no cotidiano de nossas sociedades.
Assim, em nosso primeiro artigo, desenvolvido pela aluna Larissa Perez Marcondes de Moura e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, percebemos que o turismo rural será apresentado como uma atividade turística que ocorre no meio rural, integrando a atividade agrícola e pecuária, o mesmo surge como alternativa para proprietários rurais na atual crise financeira e fundiária, atrelada à falta de incentivos para o homem do campo. Neste artigo discute-se como o turismo rural pode contribuir para alavancar o desenvolvimento econômico de uma localidade, passando a se constituir uma fonte importante de renda para uma parcela cada vez mais considerável da população que vem se dedicando à área de prestação de serviços associados às atividades turísticas.
Em nosso segundo artigo, desenvolvido pela turismóloga Cecília de Souza Parra e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, procuramos apresentar algumas características inerentes ao modal aeroviário no Brasil e no Mundo nos séculos XX e XXI, bem como as conseqüências do atual processo de liberalização econômica e desregulamentação do setor aéreo nacional.
Em nosso terceiro artigo, desenvolvido pelo turismólogo Daniel Quini Neto e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, abordamos conceitos sobre Educação Ambiental, analisando quais são os benefícios que podem ser ocasionados por este pelo turismo, enfatizando como o planejamento direcionará os limites do meio ambiente frente às necessidades de consumo do visitante, buscando-se um equilíbrio entre natureza e o homem.
Em nosso quarto artigo, desenvolvido pelo turismólogo Daniel Quini Neto e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, procuramos entender de que maneira há a apropriação de um território e de que forma a inserção da atividade turística, atrelada a uma perspectiva de conscientização e educação ambiental, poderiam revitalizar seu uso não apenas por seus autóctones, como também por seus visitantes. Para tanto, abordaremos conceitos sobre Educação Ambiental, analisando quais são os benefícios que podem ser ocasionados por este pelo turismo.
Em nosso quinto artigo, desenvolvido pelo turismólogo Daniel Quini Neto e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, enfatizamos como o planejamento direcionará os limites do meio ambiente frente às necessidades de consumo do visitante, buscando-se um equilíbrio entre natureza e o homem. Por fim, apresentamos suas características, identificando pontos fortes e fracos para que seu potencial seja aflorado, apresentando-se idéias e algumas soluções perante uma problemática encontrada no local: seu esquecimento, a fim de gerar uma melhor preservação das peculiaridades ali encontradas.
Em nosso sexto artigo, desenvolvido pelo turismólogo Guilherme Coelho Guimarães Rocha e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, o objetivo apresentado foi o de se estabelecer uma reflexão sobre os impactos decorrentes da atividade turística em um meio ambiente natural, evidenciando, de um lado, as formas como esta atividade pode influenciar de maneira positiva ou negativa no entorno de suas instalações e, de outro, a vertente causadora dos impactos sócio-ambientais provocados pelo turismo em ambiente rurais.
Em nosso último artigo, desenvolvido pela turismóloga Silvia Gomes dos Santos e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, houve um debate sobre as atividades ligadas ao ecoturismo, que serão analisadas como mecanismos de conservação da natureza, promotoras de desenvolvimento sustentável das comunidades locais. O enfoque será dado sobre práticas educacionais ligadas ao ecoturismo, transformando essa atividade num poderoso instrumento de educação ambiental, contribuindo assim, para a preservação da bio e sociodiversidade.
|