Revista desativada para recebimento de artigos
Apresentação
Desde a instalação do Curso de Sistemas de Informação, pela Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG, temos nos surpreendido, a cada dia, com a capacidade da Instituição em estar atento ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, em todas as suas dimensões e especificidades.
Se as questões ligadas ao Ensino iniciam-se antes mesmo da implantação do curso, com a criação do Projeto Pedagógico, e a Extensão de serviços à comunidade torna-se parte natural do processo de encaminhamento do curso, a Pesquisa, não raras vezes, só começa a ter força quando o curso ganha maturidade. Na ACEG, porém, esta regra cai por terra. Isto porque, na Instituição, a Pesquisa é incentivada desde o primeiro ano do curso, por meio da Bolsa de Iniciação Científica (BIC) e, já no segundo ano do curso, começam a surgir os primeiros trabalhos, ou seja, a cultura da Pesquisa é fomentada muito antes do curso chegar a sua conclusão e isto resulta num diferencial extraordinário aos alunos.
Para atender a esta demanda e abrir espaço para que outros pesquisadores da área possam ter um veículo dos mais conceituados de divulgação de suas pesquisas, a ACEG lança, agora, a sua Revista Científica Eletrônica de Sistemas de Informação - Publicação Científica da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Visando divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito de Sistemas de Informação e áreas afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso e traduções e outros textos solicitados pela Comissão Editorial, a Revista já nasce com o respaldo de uma experiência em publicações on-line iniciada pela Instituição em 2001. Hoje são mais de dez revistas em diferentes áreas, mantidas pela ACEG, e quase trinta volumes publicados.
Por tudo isso, a Revista Científica Eletrônica de Sistemas de Informação apresenta-se, já neste primeiro volume, madura e com a certeza que alcançará os mais profícuos resultados em seus objetivos basilares.
Prof. MSc. Antonio David Julian Diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça |
Expediente
REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - ISSN 1807-1872
Ano I - Número 1 - Agosto de 2004
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG Presidente: Wilson Shimizu Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu
DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Dayse Maria Alonso Shimizu e João Batista Resende FAHU - Faculdade de Ciências Humanas Dayse Maria Alonso Shimizu e Julia Kawazaki Hori FASU - Faculdade de Ciências da Saúde Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Germano Shimizu e Antonio Luiz Scalzo FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Direção Prof. Alessandro Gomes
COMISSÃO EXECUTIVA Editor e Articulista: Prof. MSc. Aroldo José Abreu Pinto Programação Visual e Desenho: Murillo Michel Apoio Técnico: MSc. Sandra Regina Rocha Tarcisio Santos Silva Fabricio Tatebe Secretaria: José Francisco Machado Cuzato
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA |
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ISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO SUPORTE NOS MÉTODOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO EM SERVIÇOS DE SÁUDE Waleska Silveira Lira, Renata Jorge Vieir, Gabriel Martins Filho, Antonio de Mello Villar |
A USABILIDADE DAS INTERFACES DAS FERRAMENTAS DE APRESENTAÇÃO DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Alessandro GOMES Jornalista pela Unesp e Professor da Uniterra Sandra ROCHA Mestrado em Ciência da Computação – UNICAMP. Professora de Curso de Sistemas de Informação Uniterra
RESUMO
Esse trabalho investiga o papel da comunicação desenvolvida pelas ferramentas de apresentação dos periódicos eletrônicos de divulgação científica, utilizando como referencial a usabilidade de suas interfaces. Essa pesquisa tem, como efeito, o recolhimento de informações que substanciem a sugestão da construção de um “modelo” prático e funcional de apresentação de periódico eletrônico de divulgação científica destinado a contribuir com profissionais, bibliotecários, autores e, principalmente, aos usuários de revistas científicas no desenvolvimento de seus projetos e acesso às informações disponibilizadas nestes veículos. O material resultante do estudo também poderá ser incluído em programas de formação inicial e continuada de profissionais de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comunicação e em projetos de assessoria a editores de revistas científicas eletrônicas, de modo a garantir a permanência das funções memória e disseminação. Também se propõem a colaborar para o fortalecimento dos estudos em Interface Homem Computador (IHC) no Brasil, contribuindo para o aprofundamento de questões de usabilidade, com vistas a surtir efeitos na produção de interfaces gráficas com maior usabilidade. Palavras-chave: Usabilidade, Ferramentas de gerenciamento de periódicos eletrônicos
ABSTRACT
This work investigates the communication function developed for electronic scientific periodic presentation tools, using as referencial its interface usability. The research goal is to collect information that substantiate the suggestion of one practical and functional construction model for electronic scientific periodic presentation. It is destined to contribute with professionals, librarians, authors and, mainly, to the users of scientific magazines in their projects development and information access. The study resultant material also could be used in initial and continued information science professionals formation programs, Biblioteconomia, Communication and in assessorship projects for electronic scientific magazines publishers, in order to guarantee the permanence of the functions memory and dissemination. Also they are considered to collaborate with Brazilian CHI studies, contributing for usability questions development, with sights to occasion effect in the production of graphical interfaces with high usability. Keywords: Usability, Electronic periodic tools
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AVALIAÇÃO DOCENTE: UMA FERRAMENTA WEB BASEADA EM OPEN SORCE
Sandra Regina ROCHA Mestrado em Ciência da Computação – UNICAMP. Professora da Uniterra/USC
Este trabalho visa definir o projeto de uma ferramenta web de avaliação docente baseada em aplicações de código aberto. A motivação do projeto foi a necessidade de se substituir as planilhas manuais utilizadas para avaliação do desempenho de docentes nas instituições de ensino por uma ferramenta informatizada para dinamizar este procedimento. A vantagem da informatização das planilhas é a economia de tempo no processamento da informação e a possibilidade do armazenamento persistente de dados. Os cálculos e gráficos de desempenho serão gerados de forma automática e dinâmica.
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ISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES: UM ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA HYDRIVE
Sylvio,de Godoy Cordeiro JUNIOR Graduando do curso de sistema de informação - USC Sandra Regina Rocha ROCHA Mestra em Ciência da Computação – Unicamp - Professora dos cursos de Sistema de informação Uniterra/USC
RESUMO
O objetivo deste trabalho é estudar, avaliar e definir campos de utilização para os sistemas computacionais de controle e monitoração de equipamentos mecânicos. Esses sistemas computacionais utilizam técnicas de inteligência artificial baseadas em sistemas tutoriais inteligentes (STIs) da tecnologia Hydrive. A pesquisa de vídeo interativo para monitoração de sistemas hidráulicos (HYDRaulics Interactive Video Experience HYDRIVE) é um STI que incorpora multimídia para resolver problemas de sistema hidráulico. O sistema de software toma decisões baseado na interpretação e manipulação dos dados na base de conhecimento. No HYDRIVE, o material multimídia é disponível para o sistema através da codificação de uma representação do conteúdo na forma de regras na base de conhecimento. Quando uma seqüência em particular necessita ser mostrada, ela pode ser localizada através desta representação. Os modelos definem o que o sistema deve fazer após a ação da pessoa em treinamento, e a resposta do sistema pode então ser interpretada como uma determinada meta de apresentação. Devido à falta de pesquisas e divulgação na área, está tecnologia ainda é muito pouco utilizada nos projetos desenvolvidos no Brasil, mas tem encontrado diversas aplicações nos países mais desenvolvidos. Ela pode ser utilizada no monitoramento de equipamentos em geral (agroindústria, mecânica, aviação). Palavras Chave: Hydrive, sistemas tutorias inteligentes
ABSTRACT
The objective of this work is to study, to evaluate and to define fields of use for the computational systems of mechanical equipment control . These computational systems use established techniques of artificial intelligence in intelligent tutorial systems (ITS), Hydrive technology. The hydraulics Interactive video experience (HYDRIVE) is a ITS that incorporates multimedia to decide problems of hydraulical system. The software system takes decisions based in the interpretation and manipulation of the data in the knowledge base. In the HYDRIVE, the material multimedia is available for the system through the codification of a content representation in the form of rules in the knowledge base. When a sequence in particular needs to be shown, it can be located through this representation. The models define what the system must do after make the action of the person in training, and the reply of the system can then be interpreted as one determined presentation goal. There is a lack of research for this area in Brazilian projects, but it has found diverse applications in other countries . Hydrive can be used in the monitoring of equipaments in general (agronomy equipments , mechanic equipments, aviation). | |
QUESTIONÁRIO DINÂMICO: UMA FERRAMENTA WEB DE APOIO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA ALUNOS EM EAD
Murillo MICHEL Administrador de Empresas pela FAEG, Webdesigner FAEF/Virtual e Professor da Uniterra Alessandro GOMES Jornalista pela Unesp e Professor da Uniterra Sandra ROCHA Mestrado em Ciência da Computação – UNICAMP. Professora da Uniterra/USC
RESUMO
Este trabalho visa apresentar o projeto de questionários de desempenho como ferramenta de apoio para uma aplicação de ensino à distância (EAD). A motivação do projeto foi a inexistência de uma ferramenta de avaliação do aluno no sistema gratuito de EAD Teleduc utilizado em nosso projeto. Nossa ferramenta foi feita de forma independente, podendo ser adicionado a outras aplicações. A ferramenta questionário de desempenho foi desenvolvida em HTML/ASP, e está hospedada em um servidor IIS, com uma base de dados em ACESS. A ferramenta possui três módulos básicos. Um primeiro módulo para entrada de perguntas no questionário, que pode ser acessado apenas pelos formadores dos cursos. Outro módulo de gerência de usuários e senhas, com acesso restrito ao gerente da aplicação. E um último módulo por meio do qual os alunos têm acesso ao questionário. O questionário é dinâmico, pois é montado baseado no modulo e curso do aluno. Após responder um questionário o aluno recebe uma indicação de seu desempenho. Todas as páginas de Internet que fazem parte do projeto e questionário estão protegidas por senhas de acesso para garantir a segurança do sistema. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe da FAEF-Virtual/UNITERRA e está atualmente em fase de testes. Palavras Chave: Questionários Dinâmicos, ferramentas ASP, Questionários de desempenho, ferramentas de apoio a EAD
ABSTRACT
This work aims to present the project of performance questionnaires as a support tool for an E-learning application. The motivation of the project was the inexistence of a student evaluation tool system in the freeware E-learning Teleduc software used in our project. Our tool was made in independent form, being able to be added to other applications. The tool performance questionnaire was developed in HTML/ASP, and is housed in a IIS server, with a database in ACCESS. The tool is made by three basic modules. A first module for entrance of questions in the questionnaire, accessed only by the teachers. Another module of user management passwords, with restricted access to the manager of the application. And a last module by means of which the students has access to the questionnaire. The questionnaire is dynamic, because it is mounted based in student module and course. The student receives an indication from its performance after to answer a questionnaire. All questionnaire project internet pages are protected by access passwords to guarantee the security of the system. The tool was developed by the team of the Faef-Virtual/UNITERRA and is currently in test phase. |