Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
8ª Edição Maio de 2007

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

Vem a público mais um conjunto de trabalhos científicos da Revista Científica Eletrônica de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, constituindo-se a oitava edição, desde que esse veículo de comunicação foi criado em nossa Instituição. Isso é prova incontestável da produção científica contínua dos alunos, professores e coordenadores, bem como a expressão do vigor intelectual imanente ao corpo discente e docente do curso de Psicologia da FASU.
Essa edição traz temas de extrema pertinência ao contexto histórico-existencial pelo qual passamos. Não só traz em si o texto escrito, mas, certamente, produzirá muita reflexão em seus leitores que estarão à frente de assuntos por demais inquietantes. Num país como o Brasil, onde o envelhecimento não só se tornou um assunto emergente, mas uma realidade palpável e visível a olhos nus, encontramos o artigo de Juvenete Pereira Lima, discente do curso, A Influência das Alterações Sensoriais na Qualidade de Vida do Idoso, tornando-se oportuno uma vez que foca, o que talvez constitua o maior problema de Saúde Pública no país, mostrando a relevância não só científica, mas precipuamente, social desta pesquisa. O Tabagismo, assunto não menos importante que o anterior, se torna objeto de inúmeras discussões na atualidade, recebe, aqui, a devida atenção, entretanto focado especificamente em um determinado grupo de indivíduos: os esquizofrênicos. A autora Mônica Marins Messias descreve sobre Tabagismo em um Grupo de Pacientes Esquizofrênicos fazendo uma valiosa contribuição ao entendimento do tabagismo, mostrando como se instala e como evolui, tornando-se um vício e, concomitante a isso, esclarece questões pertinentes às comorbidades, sobretudo, com a esquizofrenia.
Quanto aos temas de Educação e de Pedagogia, esta edição contempla dois artigos: primeiro, da autora Fernanda Piovesan Dota, a Educação Especial no Brasil: Uma Análise Histórica, que se trata de um trabalho voltado à apresentação do histórico da Educação Especial em nosso país, enfocando a ocorrência de avanços nesta área da Educação; o segundo, de autoria de Eliane Keiko Matsui, versa sobre A Geração Videogame e o Futuro no Mundo dos Negócios, oferecendo dados significativos no âmbito social e pedagógico. 
Um tema de extrema importância à Psicologia Institucional é o que fora abordado no artigo de Márcia Lamarca Cassola Carrero, intitulado Avaliação de um Programa de Capacitação Profissional sob a ótica de um Grupo de Adolescentes Aprendizes, uma vez que se pauta em aspectos concernentes à validade dos programas de capacitação profissional de adolescentes, favorecendo a conquista do 1º emprego. O referido artigo evidencia, dessa forma, sua relevância social, educacional e pedagógica à pesquisa científica nessa área. 
Na área da Psicopatologia, encontrar-se-ão dois artigos: o primeiro deles refere-se ao Transtorno Desafiador Opositor (TDO): Uma Revisão de Literatura, escrito pela discente do curso de Psicologia, Marta Mantovanelli, que se constitui, ainda que em nível introdutório, uma contribuição aos estudos de transtornos em Psicopatologia, levando em consideração a dimensão conceitual e caracterização do TOD; o segundo nos remete aos Mecanismos de Defesas Atuantes na Formação dos Sintomas na Neurose Obsessiva, que através de uma revisão de literatura, vem a contribuir, mais uma vez, com os estudos que envolvem a área da Psicopatologia, apresentando os mecanismos de defesa formação reativa, isolamento e anulação, como os principais formadores dos sintomas da Neurose Obsessiva. O autor, João Luiz Correia Moraes Filho presta um belo e significativo trabalho aos estudantes de Psicologia no trabalho com congêneres.
Ainda, a presente edição, revela um formidável trabalho na abordagem da Gestalt-Terapia o Experimento Piloto: Identificação “Ir com Ele”, no qual os autores Carrero, Filho, Mattos e Marino evidenciam uma perfeita postura científica, preparo técnico e consciência ética quando o que está em jogo é a relação Eu/Tu no processo psicoterápico. Finalizando, esta edição da Revista Científica Eletrônica de Psicologia conta com a resenha da ilustre Profa. Dra. Janete de Aguirre Bervique, da obra Angústia, Culpa e Libertação de Medard Boss, que foi o primeiro psicanalista a introduzir a Fenomenologia na Psiquiatria.
Indubitavelmente, toda a comissão editorial corrobora a idéia de que a oitava edição da Revista está, não só num nível elevado intelectual-científico, como compartilha, concomitantemente de uma profunda relevância social. Em outras palavras, a produção teórico-científica dos alunos e professores da FASU/ACEG está associada à realidade histórico-existencial do País. Isto reafirma, entre outras coisas, a compreensão e a convicção, de que a formação acadêmica oferecida pela Faculdade de Ciências da Saúde de Garça aos seus alunos está atrelada ao homem histórico, inserido em uma sociedade que transmuta continuamente. Esperamos que os leitores brindem, com cada artigo exarado na presente edição, uma conquista do saber, do conhecer, do refletir e do pensar sobre os mais diferentes temas do mundo contemporâneo.


.


 

Sidney da Silva Pereira Bissoli
Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde/ACEG
Membro do Conselho Editorial