Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
7ª Edição Novembro de 2006

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

   Vem ao público a sétima edição da Revista Científica Eletrônica de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, evidenciando, a cada edição, o vigor da produção científico-intelectual dos alunos, professores e coordenadores desta Instituição de Ensino Superior, bem como, a abertura total e apoio deste espaço de divulgação científica a pesquisadores de outras Instituições de Ensino.

            Esta edição contempla temas importantes dentro dos inúmeros vieses da reflexão da Psicologia. Num momento onde muito se fala em psicologia hospitalar e humanização da dor e do sofrimento da pessoa, a revista oferece um artigo sobre A importância de Brincar na pediatria em Hospital Geral de Elaine Aparecida da Silva, que lança um olhar profundo sobre o ato de brincar como um fator eficiente no processo de tratamento. Outro artigo, dentro do cenário infantil, mas focado no desenvolvimento saudável da criança, intitula-se A importância do senso de limites para o desenvolvimento da criança de Daisy A. Almasan, nos mostra quão necessária se torna a imposição de limites na construção da personalidade da criança. E ainda, A construção do Autoconceito na Infância: Sua Importância no processo de desenvolvimento da criança de Alethéa Kennerly Colaciti, diz respeito ao autoconceito que a criança precisa construir sobre si mesma diferenciando-se de seu meio familiar. Pensando ainda nessa mesma direção de construção do autoconceito e da identidade, os autores Denise Maria Alves e Alex Leandro Teixeira Álvaro brindam os leitores com o artigo Indivíduo, Sociedade e a Formação da Subjetividade mostrando como se dá esse processo entre o eu pessoal e o coletivo na construção do mundo interno de cada indivíduo.

            Quanto ao assunto da esquizofrenia, ponto ainda muito discutido dentro da Psicologia e da Psiquiatria, nos deparamos com o artigo Formas de Tratamento do Paciente Esquizofrênico, de Dayse Almasan e Rosane Montefusco Gimenez, que constitui-se um valioso trabalho sobre as diversas formas de se abordar pacientes nessas condições. Saindo desse campo da psicopatologia, dirigimo-nos à psicossomática, mostrando, através do artigo Relação entre as Emoções e o Organismo como um Todo, escrito por Rosane Montefusco Gimenez, a interdependência e inter-relação existente entre a psique e o corpo, no qual uma dimensão interfere diretamente na outra, sugerindo a necessidade de um olhar integral sobre o ser humano.

            Entretanto, essa edição não se restringe apenas aos campos supracitados, mas aborda, concomitantemente, a Psicologia do Trabalho, através do texto O Sofrimento no Trabalho segundo a visão de Dejours, de Patrícia Ferreira Rodrigues, que nos demonstra as nuances envoltas nesse campo, que hoje goza de franco crescimento e absorção intensa de profissionais. Concede-se oportunidade para uma reflexão sobre a Escola Democrática: Uma realidade Brasileira?, de Thaise Beluci, discorrendo os valores morais presentes na educação democrática brasileira. Finaliza-se com uma resenha profunda e rica, em conteúdo e em reflexão, sobre a obra O Eu e os Outros, efetuada por Janete de Aguirre Bervique, caracterizando a relação e a diferença entre o eu individual e o mundo circundante.

            Dessa forma, a Revista Científica Eletrônica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, prossegue trilhando o caminho necessário, senão essencial, para o crescimento da Psicologia como ciência, que é a produção de material teórico-prático por parte dos profissionais ligados a essa vertente do conhecimento. Com essa proposta de caminho, a Revista Eletrônica vai cumprindo seu papel como meio de divulgação da produção científica local, regional e nacional na área da Psicologia, permitindo o avanço, a reflexão e a aproximação, em decorrência destes possibilita a conquista de novos horizontes que se afiguram. Esperamos que essa edição seja de grande valia a todos os leitores e que esse trabalho além de permanecer, possa se solidificar como um dos grandes pilares da nossa Faculdade, e o cumprimento de nossa proposta Pedagógica no curso que é a Psicologia e Processos de Iniciação Científica. 
.


 

Sidney da Silva Pereira Bissoli
Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde/ACEG
Membro do Conselho Editorial

 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano IV - Número 7 - Novembro de 2006

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Dayse Maria Alonso Shimizu e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Dayse Maria Alonso Shimizu e Julia Kawazaki Hori

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

CONSELHO EDITORIAL

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada
Programação Visual e Desenho: Rogério Grossi de Britto
Apoio: Alethéa Kennerly Colaciti 
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

Normas para Publicação

 

 A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis - CEP: 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar oABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, seqüencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, seqüencialmente, e com legendas.

 

 

 

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

 

 

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

.