Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
31ª Edição Novembro de 2018

ISSN 1806-0625

Apresentação

A psicologia é uma área do conhecimento que tem por objetivo o estudo do comportamento e das funções mentais. Também busca compreender o funcionamento da psique de um indivíduo. Por isso, se uma pessoa tiver questões psicológicas dolorosas a serem trabalhadas, o trabalho do psicoterapeuta é acolhê-la e proporcionar atendimento psicoterapêutico adequado.

Para oferecer esse tratamento, é preciso que o profissional da área de psicologia esteja sintonizado com questões sociais típicas de seu tempo. Por isso, esta 30a edição da Revista Científica Eletrônica de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF) traz como tema central Olhares da Psicologia sobre Questões da Atualidade. Sob o viés de linhas da psicologia, os artigos tratam de temas que estão diariamente nos meios de comunicação, por exemplo, assédio moral, qualidade de vida no trabalho, dependência química e trabalho e estresse no ambiente de trabalho. Esta edição também engloba temas que exigem uma reflexão mais delicada, como a guarda compartilhada, o profiling e o perito criminal, e a infantolatria. Dessa forma, podemos conscientizar profissionais, estudantes e interessados em psicologia a fim de buscarem melhor qualidade de vida para todos em nossa sociedade atual.

 

Boa leitura!

 

Atenciosamente, Corpo Editorial

Ficha Técnica

Revista Científica Eletrônica de Psicologia- RCE. PSI-

ISSN: 1806-0625

 

CURSO DE PSICOLOGIA

Sociedade Cultural e Educacional de Garça

Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF

 

Administração Superior

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-presidente: Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu

  

Direção da FAEF – Dra. Vanessa Zappa

Vice direção – Msc. Augusto Gabriel Claro de Melo

 

EDITOR CHEFE

Rui Mesquita Neto – Coordenador do Curso de Psicologia da FAEF

 

CONSELHO EDITORIAL 

Dr. Wellington Silva Fernandes

Dra. Chayrra Chehade Gomes

Dra. Juliana Baracat

Ma. Débora Elisa Parente Freitas

Me. José Wellington dos Santos Me. Juliana Alvares

 

REVISÃO DE TEXTO

Jéssica Alves Alvarenga

 

REVISÃO GERAL

Suelen Martins Nogueira

 

PROJETO GRÁFICO

Rui Mesquita Neto

 

 

Normas de Submissão

A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral de Garça, mantida pela Sociedade Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço psicologia@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420, Estrada de Acesso a Garça, Km 1, Campus Rosa Dourada, CEP 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 25 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Subitens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.

  

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) afirma...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

  

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.