Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
2ª Edição Maio de 2004

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

                                                                                                               

           

 
           Não deixaremos de explorar e, ao término da nossa exploração, deveremos chegar ao ponto de partida e conhecer esse lugar pela primeira vez. (T.S. Eliot)

 

 

           A Faculdade de Ciências da Saúde/FASU, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça/ACEG, tem a grande satisfação de entregar, a toda a comunidade acadêmica, o segundo número da Revista Científica Eletrônica de Psicologia.

           Já no primeiro número, a coordenadora do curso de Psicologia da FASU, Profa. Dra. Janete Aguirre Bervique, destacava a necessidade de se realizar um projeto muito bem fundamentado para a Revista que ali nascia, com vistas a conquistar a credibilidade dos diferentes meios que se pautam em pesquisas de ponta na área. Do mesmo modo, ressaltava a necessidade de continuidade do projeto e o não comprometimento da Revista com esta ou aquela linha de Psicologia, escola, ou teoria psicológica. Dizia a Profa Dra Janete que, “pelo contrário, a Revista se propunha a ser um veículo isento de partidarismos e um campo aberto à pluralidade e à diversidade de abordagens, ‘desenhando’, com isso, o seu caráter universalista, à feição da Nova Ciência e da própria concepção de universidade”.

           Todos estes aspectos, insistentemente ressaltados, tomam agora ainda maior fôlego com o lançamento do segundo número, pois, além de tornar-se uma opção de publicação de trabalhos científicos de professores e alunos da própria Instituição, a Revista tem recebido inúmeras contribuições de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do país, favorecendo o intercâmbio científico na área da Psicologia e nas ciências afins e, assim, confirmando seus objetivos iniciais.

           Para que se tenha uma idéia mais exata dessa característica marcante da Revista, basta observar os trabalhos contidos em suas diferentes seções. Entre os artigos e ensaios publicados estão sendo abordados neste número, por exemplo: o potencial de influência da mídia na construção de representações de aspectos socio-morais; os desencontros entre as noções de pulsão de morte e compulsão à repetição em “Além do Princípio de Prazer”, deSigmund Freud; as necessidades das crianças abrigadas e os interesses dos candidatos à adoção; a abordagem da sexualidade na Escola de Summerhill; e, a avaliação dos níveis de depressão e dor em pacientes portadores de Disfunção Temporomandibular – DTM. A seção “Relatos de Caso” traz trabalho sobre o tratamento Homeopático do transtorno do pânico. Já entre as “Revisões de Literatura”, destacam-se assuntos como o perfil do jovem infrator e a dependência química. O número conta, ainda, com resenhas e notas técnicas.

           Para finalizar, cabe lembrar que este trabalho é parte de um projeto maior da Direção da ACEG, que, sempre atento ao seu papel, e com vistas ao futuro, tem construído em terreno sólido os alicerces da Instituição, que está prestes a se tornar o Centro Universitário da Terra Paulista – a UNITERRA.

           Retomando e reiterando a epígrafe que abre este texto, nossa proposta é nunca deixar de explorar, para que, ao término desse período exploratório, possamos voltar ao ponto de partida bem mais maduros e conscientes e, só assim, e verdadeiramente, “conhecer esse lugar pela primeira vez”.

 

Profa. Dra. Alessandra de Moraes Shimizu

Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde/FASU

 

Comissão Executiva

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano I - Número 2 - Maio de 2004

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Dayse Maria Alonso Shimizu e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Dayse Maria Alonso Shimizu e Julia Kawazaki Hori

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Germano Shimizu e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

CONSELHO EDITORIAL

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor Geral e Articulista: Prof. MSc. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  MSc. Sandra Regina Rocha

                          Tarcisio Santos Silva                       

                          Fabricio Tatebe

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 e 0800-168554 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

                              

 

 

Conselho Editorial

 

Dr. Adalberto Jesus Silva da Rosa – FASU/ACEG 

Dra. Janete de Aguirre Bervique  – FASU/ACEG

Dr. João Bosco da Costa Azevedo  – FASU/ACEG

Dr. José Aparecido da Silva – USP/Ribeirão Preto

Dr. Manoel Antônio dos Santos – USP/ Ribeirão Preto

Dr. Nadir Tassi – UNESP/Marília, FASU/ACEG

Dr. Antúlio José de Azevedo - FAHU/FAEF

MSc. Júlia Kawasaki Hori - FAHU