Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
17ª Edição Novembro de 2011

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

APRESENTAÇÃO
 

Nossa Revista Eletrônica - um estímulo, sempre renovado à produção científica!

 

O grande incentivo do corpo docente e administrativo, e do nosso alunado é ter seu trabalho - artigo, resenha, ensaio, notas técnicas, monografia etc. - publicado em uma revista de qualidade, de acesso aberto a todos os públicos.


Afinada com as Ênfases Curriculares do Curso de Psicologia e seus respectivos Temas Transversais, esta Revista responde à proposta das Diretrizes Curriculares de o Psicólogo ser um pesquisador, além de suas atribuições clássicas, de atuar em nível clínico, escolar e organizacional.


“Psicologia e processos de investigação científica” e “Bioética”: pesquisa envolvendo seres humanos são, respectivamente, a Ênfase Curricular e o Tema Transversal que, operacionalizados por um conjunto de disciplinas, práticas e estágios, fornecem o substrato teórico e metodológico necessário à iniciação e ao desenvolvimento da atitude científica do nosso alunado.


Assim, concomitantemente à produção científica do corpo docente é incentivada a dos alunos; e estes têm na Clínica-Escola de Psicologia e de Pesquisa Aplicada – CEEPA um verdadeiro laboratório de ideias, que enseja surgimento de temas e assuntos oportunos e inusitados, até coerentes com o espirito de nossa época e com a realidade pragmática do homem contemporâneo.


É com imensa satisfação que oferecemos aos nosso leitores inúmeros trabalhos, resultantes de um esforço conjunto com os nossos alunos, professores e coordenadores; resultados estes que são respostas concretas e criativas à infraestrutura básica para os fazeres científico, técnico e artístico ensejada por esta Escola.

    


 

Profa. Dra. Janete de Aguirre Bervique
Membro do Conselho Editorial

 

 

Comissão Executiva

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano IX - Número 17 - Novembro de 2011

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETOR E VICE- DIRETOR DA FACULDADE MANTIDA PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Marcio Roberto Agostinho

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Marcio Roberto Agostinho

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Dayse Maria Alonso Shimizu

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Dayse Maria Alonso Shimizu


         NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NUTIC.

         Anderson Cardoso

CONSELHO EDITORIAL

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Profª.Dra. Janete de Aguirre Bervique
Programação Visual e Desenho: Anderson Cardoso
Apoio: Anderson Cardoso
Secretário da Faculdade: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420, Estrada de Acesso a Garça Km 1, Campus Rosa Dourada, Caixa Postal: 61, Fone: (14) 3407-8000 . CEP. 17.400-000  - Garça/SP  - Site: www.grupofaef.edu.br

Normas para Publicação

 

 A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420, Estrada de Acesso a Garça, Km 1, Campus Rosa Dourada, CEP 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar oABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, seqüencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, seqüencialmente, e com legendas.

 

 

 

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

 

 

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.