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PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
11ª Edição Novembro de 2008

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

APRESENTAÇÃO
 

A Revista Científica Eletrônica do Curso de Psicologia da FASU/ACEG traz aos leitores, pesquisadores da Psicologia e áreas afins, a sua décima primeira edição, a segunda de 2008–segundo semestre. Esta Edição está composta por seis artigos e duas resenhas de altíssimo nível nas várias abordagens: comportamental, junguiana e psicanalítica, explicitando temas referentes ao psiquismo humano e ao cotidiano que envolve a vida das pessoas. A maior parte desses artigos foi escrita por professores do curso, evidenciando não só a produção literária deles, mas também o envolvimento do corpo docente com a questão da pesquisa como uma aprendizagem continuada e necessária reciclagem de conhecimentos. As duas resenhas versam sobre os seguintes temas: o da resiliência, tema este abordado com o enfoque psicológico o que ainda é muito recente no maio acadêmico; e o tema da genética, pontuando aspectos característicos desse assunto de uma forma nova.

O artigo “Repercussões negativas da gravidez na adolescência: revisão de literatura”, tem como objetivo analisar a gravidez precoce e as repercussões que a mesma pode causar, tais como baixa auto-estima, ausência de apoio familiar, vivência de alto nível de estresse, poucas expectativas frente ao futuro e a presença de sintomas depressivos, além de complicações no parto e as condições sócio-econômicas. Ainda dentro dessa faixa etária do desenvolvimento humano, o artigo “Agressividade infantil: possíveis causas e conseqüências” mostra que esse aspecto na infância é ainda pouco discutido e ignorado. Através de uma revisão bibliográfica, procura definir quais são as possíveis causas e conseqüências da agressividade infantil.  Dentro da área da psicossomática, temos um extraordinário artigo sobre a “Influência de fatores estressantes no processo de adoecimento do paciente psicossomático”. Este estudo visa a investigar o estresse enfocando suas fases, implicações físicas e psíquicas da presença dele no indivíduo como um todo.

Procurando expor mais sobre as diferentes abordagens psicológicas existentes, a décima primeira edição nos brinda com o texto “Terapia cognitivo comportamental: desenvolvimento histórico e tendências atuais”, destacando alguns diferentes modelos teóricos nessa abordagem. A literatura atual mostra que há duas tendências diferentes: as terapias cognitivo- objetivistas e a perspectiva construtivista. A diferença entre elas reside no papel que as emoções desempenham nos transtornos psicológicos.

Partindo para o campo da reabilitação psicomotora, melhora e cura do ser humano como um todo, temos dois belos trabalhos que mostram ou sugerem o lado positivo existente no ser humano capaz de trazê-lo a uma qualidade de vida melhor. O primeiro, intitulado “Equoterapia em crianças com necessidades especiais”, mostra que esse tipo de prática terapêutica tem sido adotada para tratar de vários tipos de distúrbios, tendo eficácia comprovada cientificamente. Esse artigo une teoria e  prática, pois é fruto de um estágio de observação numa instituição do município de Garça/SP que oferece esse tipo de tratamento. O segundo artigo, propõe uma “Contribuição inicial ao estudo do tema da individuação no pensamento de Jung”, oferecendo ao público profissional, estudantes da psicologia, filósofos e, porque não, religiosos, um texto sucinto e didático como porta de entrada para os interessados no aprofundamento do tema extremamente importante para os dias atuais, onde o ser humano torna-se qualquer outra coisa, menos o que ele de fato é e que deve ser. Mostra a individuação como um processo de amadurecimento e transformação da psique. O artigo “Estudo psicossocial do processo de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ensino regular” é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Universidade Estadual de Londrina no ano de 2002, visando avaliar o processo de inclusão social e educacional de pessoas portadoras de necessidades especiais na rede pública de ensino. Esse texto abrange as áreas da psicologia social e escolar verificando na prática a produção teórica sobre esse tema tão atual.

Na parte das resenhas, temos o “Significado de Resiliência”, onde o autor Lindstron apresenta o conceito de resiliência com o enfoque da psicologia e o conceito desenvolvido pela sociologia. Em outras palavras, o texto mostra como as pessoas vivendo situações paradoxais semelhantes, podem ter atitudes e comportamentos diferentes. Reflete sobre a compreensão do desenvolvimento da saúde em condições adversas de vida. Por ser este tema oriundo da Física e com pouquíssimas abordagens no enfoque psicológico, esta resenha sobre resiliência, torna-se   obrigatória sua leitura. E, por último, a resenha “O homem e seus genes” demonstra que os homens sempre tiveram curiosidade em saber por que os filhos são tão parecidos com os pais e aos poucos surgiu a ciência chamada Genética. Orienta para a compreensão do assunto da genética não a partir do ponto de vista do senso comum, mas científico, revelando que o patrimônio genético é guardado até certo ponto, mas há por outro lado, o aspecto evolutivo da espécie.       

Encerra-se a décima primeira Edição da Revista Eletrônica Científica de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde FASU/ACEG, com a convicção da relevância social dos textos aqui dissertados. A Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, com a formação generalista e pluralista a que se propõe, não pretende de forma alguma formar alunos voltados para si mesmos, com conhecimentos privados, individuais. Pelo contrário, a psicologia a cada dia se dá conta do enorme papel a ser desenvolvido na sociedade e a FASU quer oferecer profissionais capacitados a se inserirem nesse meio. Razão pela qual essa edição de uma forma ou de outra, servirá tanto à comunidade acadêmica, quanto à sociedade em geral. A Direção, Coordenação, Corpo Docente e Discente sentem-se orgulhosos, honrados e cheios de motivação para continuarem pesquisando, produzindo material científico fortalecendo a construção do saber.     


 

Márcio Roberto Agostinho
Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça – FASU/ACEGl

 
 

    

Comissão Executiva

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano VI - Número 10 - Maio de 2008

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Jozebio Esteves Gomes

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Ana Corina Machado Spada

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Dayse Maria Alonso Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Jozebio Esteves Gomes

 

CONSELHO EDITORIAL

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Profª. MSc. Marcio Roberto Agostinho
Programação Visual e Desenho: Murillo Michel
Apoio: Rogério Grossi de Britto/Luana Maria dos Santos 
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

                             

 

 

Normas para Publicação

 

 A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis - CEP: 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar oABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, seqüencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, seqüencialmente, e com legendas.

 

 

 

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

 

 

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.