Busca no site:
PEDAGOGIA
ISSN 1678-300X
 
3ª Edição Janeiro de 2004

ISSN 1678-300X

Apresentação

      A terceira edição da Revista Científica Eletrônica de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, vem confirmar a sua  importância como  espaço científico de reflexão e de estabelecimento de referências conceituais das questões da Educação. 
      Reúne o pensamento teórico e crítico sobre a formação do educador e questões sobre o sistema de ensino brasileiro, expondo, por meio da diversidade de experiências dos autores que dela participam, um leque de questões de relevância para o debate sobre Educação. 
      Os autores enfocam diferentes ângulos da problemática educacional, tais como: educação infantil, educação matemática, a formação moral, a prática pedagógica e novas tecnologias. 
      A educação configura-se, estabelece-se, estrutura-se em diversas dimensões. Sua dimensão privilegiada é a prática educativa, vista como prática social intencionada, onde confluem as intencionalidades e as expectativas sociais, onde se determinam os contextos da existência humana num determinado grupo social e onde se concretiza a realidade subjetivada, num processo histórico-social que se renova continuamente. Diferentes linhas do pensamento estão presentes nesta edição: Psicanálise, Cognitivismo e a Psicologia Histórico-Cultural, contribuindo para os históricos desafios postos aos pedagogos, quer na organização do campo da Pedagogia, quer na busca de respostas à construção de práticas educativas que cumpram seu papel social na humanização dos cidadãos, acrescidos de outros tantos desafios, decorrentes do progresso científico e tecnológico da sociedade contemporânea. 
 
         
 
Profa. Júlia Kawasaki Hori
Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora do Centro de Pós-Graduação

Comissão Executiva

Revista Científica Eletrônica de Pedagogia 
Publicação Científica  da Faculdade de Ciências Humanas de Garça
Ano II - Número 2 - Janeiro de 2004.
 
 
Editor e Articulista: Prof. MSc. Aroldo José Abreu Pinto
Webdesigner: Murillo Michel

Conselho Editorial

 
Dra. Janete de Aguirre Bervique
(UNESP/Bauru - FASU/FAEG)
 
Dra. Luciana Maria Lunardi Campos
(UNESP/Botucatu)
 
Dra. Wilma da Silva
(FAHU/FAEF)
 
Dr. Antúlio José de Azevedo
(FAHU/FAEF)
 
Dr. João Bosco da Costa Azevedo
(UNESP/Marília - FAHU/FAEF)
 
Dr. Nadir Tassi
(UNESP/Marília - FASU/FAEF)
 
MSc. Dayse Maria Alonso Shimizu
(FAHU)
 
MSc. Débora Barbosa da Silva Sanchez
(FAHU)
 
MSc. Júlia Kawasaki Hori
(FAHU)

Normas para Publicação

A Revista Eletrônica de Pedagogia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Pedagogia e áreas afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso e traduções.
 
1. Os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis - CEP: 17400-000 - Garça/SP) em disquete 3 1/2 (devidamente identificado), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos não devem exceder 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita, não devendo.
 
2. Informar endereço completo e e-mail para contato futuro.
 
3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.
 
4. Apresentação dos trabalhos: 
4.1. Página inicial, contendo: 
* Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA. 
* Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA). 
* Filiação científica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país.
4.2. Segunda página, contendo: 
* Resumo de, no máximo, 100 palavras e cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. 
* Abstract e Key Words. 
4.3. Corpo do texto: 
* Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda. 
* Texto contendo, sempre que possível, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (corpo do texto com as reflexões), CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 
* Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto após as referências biliográficas. 
* tabelas e gráficos deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos. 
* fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto. 
* Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (Silva, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta ...". Quando for necessário, especificar página(s), que deverá (ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (Silva, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (Silva, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por & (Silva & Souza, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (Silva et al., 1986). 
* Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto. 
4.4. Referências bibliográficas: 
4.4.1. As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.
 
5. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.
 
6. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.
 
7. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es).
 
8. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pela Conselho Editorial da Revista.
 
9. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.