Busca no site:
MEDICINA VETERINÁRIA
ISSN: 1679-7353
 
2º Edição Janeiro de 2004

ISSN: 1679-7353

Apresentação

 

Sem dúvida alguma, a conquista de bons resultados não vem por acaso. Grandes nomes de nossa história, passada ou recente, e suas realizações, são o mais claro exemplo disso. Mais do que genialidade, como muitos pensam, estes homens que fizeram história foram, antes de mais nada, persistentes e competentes.

Com a publicação deste segundo número da Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça - FAMED/FAEF -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, também estamos buscando, à nossa maneira,  sermos competentes e insistentes no que acreditamos fazer melhor: divulgar o conhecimento.

Temos a consciência, desde o início, de que a consolidação de uma proposta como essa exige cuidado e afinamento com os princípios éticos que regem a sociedade, principalmente no campo da Medicina Veterinária. Desse modo, nossa proposta inicial de ser o mais importante centro de desenvolvimento do conhecimento no interior paulista, com uma publicação que atingisse estudiosos, pesquisadores da área e a comunidade acadêmica em geral, ganha agora ares de realidade plena. Em outras palavras, o acesso à pesquisa e à tecnologia de ponta, por meio dos artigos, ensaios, resenhas, resumos, notas técnicas e traduções publicadas e garantida por um Conselho Editorial, constituído de Doutores das principais universidades do país, já se confirma inteiramente no segundo número.

Se, como dissemos acima, os bons resultados não vêm por acaso, a Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, portanto, é a melhor prova disso. Atende a uma demanda, oferece atualização constante por meio dos artigos publicados, divulga novas tecnologias e propicia inúmeras discussões teórico-práticas.

Competência e persistência. Esta é a orientação que continuaremos trilhando... É o vislumbre de toda a Comissão Executiva da Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária que, a cada dia, dá um passo para a revelação da genialidade existente em cada um de nós.

 

O Editor

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA  ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - ISSN 1679-7353

Publicação Científica  da Faculdade de Medicina e Zootecnia de Garça

Ano I - Número 3 - Janeiro de 2004.

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 

COORDENAÇÃO GERAL 
Editor e Articulista: MSc. Aroldo José Abreu Pinto 
Editoração Técnica: MSc. Anderson Cêga 
Webdesigner: Murillo Michel 
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

CONSELHO EDITORIAL

Prof. Livre Docente Edmundo José de Lucca

Prof. Livre Docente Ângelo Cataneo

Prof. Titular Valêncio José de Matos Campos

Dra. Lisiane de Almeida Martins 
Dr. Jorge Luiz Oliveira Costa - FCAV - UNESP – Jaboticabal/SP
Dra. Maria Inês Lenz Souza - FAMED – Garça
Dr. Marcelo Damas Pyles
Dr. Valêncio José de Matos Campos - UNESP - Botucatu - SP

Dr. Vicente de Paula Macedo

Dr. Renata Rossi Del Carratore
Doutoranda Alda Maria Machado B. Otoboni - UNESP - Botucatu – SP
Doutoranda Adriana Piccinin - UNESP - Jaboticabal - SP
Doutoranda Maria Cecília P. Buschinelli Rino - UNESP – Botucatu/SP
Doutorando Paulo César G. dos Santos- FAMED - Garça
MSc. André Luís Filadelpho - FAMED - Garça
MSc. Osni Alamo Pinheiro Junior - FAMED - Garça

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 e 0800-168554 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

Normas para Publicação

 

A Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária - Publicação Científica  da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito Medicina Veterinária e Zootecnia, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, notas técnicas e traduções.


1. Os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis -  CEP: 17400-000 -  Garça/SP) em disquete 3 1/2 (devidamente identificado), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos não devem exceder 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.


2. Informar endereço completo e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:
4.1. Página inicial, contendo:
* Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA.
* Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA).
* Filiação científica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país.
4.2. Segunda página, contendo:
* Resumo de, no máximo, 100 palavras e cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto.
* Abstract e Key Words.
4.3. Corpo do texto:
* Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
* Texto contendo INTRODUÇÃO (contendo revisão e literatura), MATERIAS E MÉTODOS  (resultados e discussões), CONCLUSÕES; AGRADECIMENTOS (Opcional) E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
* Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto após as referências bibliográficas.
* tabelas e gráficos deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
* fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto.
* Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta ...". Quando for necessário, especificar página(s), que deverá (ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (Silva, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (Silva, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por & (Silva & Souza, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (Silva et al., 1986).
* Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
4.4. Referências bibliográficas:
4.4.1. As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.


5. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.


6. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.


7. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es).


8. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pela Conselho Editorial da Revista.


9. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.