Busca no site:
ENFERMAGEM
 
8ª Edição - 1/2022

Apresentação

O Ensino Superior se caracteriza por ser um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar e que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa científica é uma atividade coletiva e essencial ao desenvolvimento da humanidade, transformadora e reveladora que deve ser estimulada e valorizada, uma vez que resulta em benefícios sociais, econômicos, científicos, tecnológicos, ambientais, entre outros, para discentes, docentes, comunidade acadêmica e sociedade em geral. Para que esses benefícios sejam alcançados, é necessário que a pesquisa seja publicada e divulgada, possibilitando o amplo acesso e fomentando o debate teórico, prático e científico.

A Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF, instituição que valoriza e apoia a pesquisa e as práticas científicas teoricamente fundamentadas, mantém suas Revistas Científicas Eletrônicas devidamente indexadas para que os pesquisadores das mais diferentes categorias, instituições e linhas de pesquisa possam disseminar os resultados de seus trabalhos e debatê-los com a comunidade.

A 8ª Edição da Revista Científica Eletrônica de Enfermagem da FAEF conta com seis trabalhos que contemplam a atuação do profissional Enfermeiro em diversas áreas, como por exemplo, na área da Saúde da Mulher, discute-se sobre as vantagens e desvantagens do clampeamento tardio na área da neonatologia; ainda na área da mulher, esta edição apresenta discussões importante sobre os riscos do parto Cesária, aja vista, a alta incidência de cesariana ocorridas no Brasil. Em relação aos cuidados paliativos, dois artigos retratam sobre essa prática na Enfermagem. Uma pesquisa traz destaque ao público dos Idosos e outro estudo direciona a paliatividade em pacientes oncológicos. Ambas pesquisas são de extrema importância para a enfermagem, levando em consideração a ascensão do cuidado paliativo nas profissões da área da saúde. Dentro da saúde mental, uma pesquisa desta edição traz destaque ao tocante sobre compulsão alimentar e sua correlação ao corpo do indivíduo. Refletindo sobre os estereótipos nos dias de hoje, a população está cada vez mais em busca de um corpo perfeito. Nessa lógico, é sumamente importante que, o profissional enfermeiro esteja capacitado nessa perspectiva. A oitava edição apresenta também, uma pesquisa com enfoque à equipe de enfermagem. O estudo reforça sobre a importância de se manter uma equipe motivada para que os cuidados sejam mais profícuos e seguros.  Vale destacar que, a enfermagem deve ser reconhecida como a ciência do cuidado, por isso, a leitura deve fazer parte do processo de formação e carreira do profissional enfermeiro, levando às práticas assistências baseadas em evidencia. Agradecemos aos pesquisadores que nos confiaram seus trabalhos científicos e desejamos uma ótima leitura a todos!

 

Expediente

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM

Publicação Científica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF

Ano XIX - 8ª Edição - junho de 2022

 

MANTENEDORA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL - FAEF

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidenta: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIREÇÃO DA FAEF

Profa. Dra. Vanessa Zappa – Diretora

Prof. MSc. Augusto Gabriel Claro de Melo – Vice-diretor

 

COMISSÃO CIENTÍFICA                                              

Profa. Dra. Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Articulista: Profa. Dra. Fabiana Veronez Martelato Gimenez

Programação Visual e Desenho: Luís Guilherme Duarte da Silva

Secretária Geral: Luciana Siqueira Domingues

 

PARECERISTAS

Prof. Me. Caroline Brandão Pires de Almeida

Profa Esp. Priscila Bocchile de Lima

Profa. Esp. Aline Pereira de Souza

Profa Esp. Mary Ângela de Oliveira Ramos

 

Normas de Publicação

MANUAL DE PUBLICAÇÔES

 

 Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

 

 

1.   Os trabalhos devem conter de 6 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

 

1. 1.   Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.

 

2.    Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.

 

3.    Apresentação dos trabalhos:

 

3.1.       Título e Identificação do(s) autor(es)

 

3.1.1    Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

 

3.1.2    Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): alinhado à direita, fonte tamanho 12, com indicação para nota de rodapé.

 

3.1.3    Na nota de rodapé, deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - SIGLA - CIDADE/ESTADO - PAIS e endereço eletrônico, fonte tamanho 10.

 

3.1.4    Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha.

 

3.1.5    Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

3.2.       Resumo e Abstract

 

RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.

 

3.3.       Corpo do texto:

 

3.3.1            Subitens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.

 

3.3.2    Texto contendo, sempre que possível:

 

a)    INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia);

 

b)   DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões ou ainda Material e Métodos, Resultados e Discussão),

 

c)    CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

 

Obs: Os artigos que, por preferência do autor, não tenham a estrutura contida neste item não serão excluídos.

 

3.3.3    Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 

3.3.4    Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto.

 

3.3.5    Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

 

3.3.6    Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.

 

3.3.7    Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação e da(s) página(s) utilizada(s) tanto para citação direta como indireta.Ex: (SILVA, 1984, p. 123). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data e paginação entre parênteses.

 

Por exemplo, "Silva (1984, p. 123) aponta...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão "et al". (SILVA et al., 1986).

 

As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 11, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente" (SILVA, 1987, p.82).

 

3.3.8 Vale ressaltar que, "as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas, como parte do texto, seguidas de sua referência".

 

3.3.9 Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

 

3.4.   Referências bibliográficas:

 

3.4.1       As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002).

 

Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

 

3.4.2       Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS apud SEVERINO, 1990, p. 25).

 

4.    Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial (Revista).

 

5.    É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.

 

6.    Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas de formatação serão devolvidos ao(s) autor(es); podendo ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.

 

7.    Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

 

8.     Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.