Apresentação
O Ensino Superior se caracteriza por ser um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar e que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa científica é uma atividade coletiva e essencial ao desenvolvimento da humanidade, transformadora e reveladora que deve ser estimulada e valorizada, uma vez que resulta em benefícios sociais, econômicos, científicos, tecnológicos, ambientais, entre outros, para discentes, docentes, comunidade acadêmica e sociedade em geral. Para que esses benefícios sejam alcançados, é necessário que a pesquisa seja publicada e divulgada, possibilitando o amplo acesso e fomentando o debate teórico, prático e científico. A Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF, instituição que valoriza e apoia a pesquisa e as práticas científicas teoricamente fundamentadas, mantém suas Revistas Científicas Eletrônicas devidamente indexadas para que os pesquisadores das mais diferentes categorias, instituições e linhas de pesquisa possam disseminar os resultados de seus trabalhos e debatê-los com a comunidade. A 7ª Edição da Revista Científica Eletrônica de Enfermagem da FAEF conta com sete trabalhos que contemplam a atuação do profissional Enfermeiro em diversas áreas, como por exemplo, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para o público adolescente, cuidados paliativos, cuidados aos pacientes fadigados devido ao tratamento de cânceres, cuidados ao espectro autista e uso de Brinquedo Terapêutico para amenizar o estresse das crianças em procedimentos. Ademais, esta edição traz com exclusividade, discussões sobre o processo de violência laboral e sobre a saúde do trabalhador, com enfoque ao profissional de enfermagem. Confira e conheça os estudos com temáticas específicas da profissão de Enfermagem, adquirindo assim, embasamento cientifico para uma prática assistencial mais segura e eficaz. Agradecemos aos pesquisadores que nos confiaram seus trabalhos científicos e desejamos uma ótima leitura a todos!
|
Expediente
REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM Publicação Científica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF Ano XIX - 7ª Edição - Dezembro de 2021
MANTENEDORA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL - FAEF SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR Presidente: Wilson Shimizu Vice-Presidenta: Dayse Maria Alonso Shimizu
DIREÇÃO DA FAEF Profa. Dra. Vanessa Zappa – Diretora Prof. MSc. Augusto Gabriel Claro de Melo – Vice-diretor
COMISSÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi
COMISSÃO EXECUTIVA Articulista: Profa. Dra. Fabiana Veronez Martelato Gimenez Programação Visual e Desenho: Luís Guilherme Duarte da Silva Secretária Geral: Luciana Siqueira Domingues
PARECERISTAS Prof. Me. Rodolfo de Oliveira Medeiros Profa Esp. Priscila Bocchile de Lima Profa. Esp. Aline Pereira de Souza Profa Esp. Luciana Meneguim Pereira de Queiroz |
Normas de Publicação
Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.
1. Os trabalhos devem conter de 6 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
1. 1. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.
2. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.
3. Apresentação dos trabalhos:
3.1. Título e Identificação do(s) autor(es)
3.1.1 Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.
3.1.2 Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): alinhado à direita, fonte tamanho 12, com indicação para nota de rodapé.
3.1.3 Na nota de rodapé, deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - SIGLA - CIDADE/ESTADO - PAIS e endereço eletrônico, fonte tamanho 10.
3.1.4 Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha.
3.1.5 Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.
3.2. Resumo e Abstract
RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.
3.3. Corpo do texto:
3.3.1 Subitens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
3.3.2 Texto contendo, sempre que possível:
a) INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia);
b) DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões ou ainda Material e Métodos, Resultados e Discussão),
c) CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Obs: Os artigos que, por preferência do autor, não tenham a estrutura contida neste item não serão excluídos.
3.3.3 Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.
3.3.4 Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto.
3.3.5 Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
3.3.6 Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.
3.3.7 Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação e da(s) página(s) utilizada(s) tanto para citação direta como indireta.Ex: (SILVA, 1984, p. 123). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data e paginação entre parênteses.
Por exemplo, "Silva (1984, p. 123) aponta...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão "et al". (SILVA et al., 1986).
As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 11, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente" (SILVA, 1987, p.82).
3.3.8 Vale ressaltar que, "as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas, como parte do texto, seguidas de sua referência".
3.3.9 Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
3.4. Referências bibliográficas:
3.4.1 As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002).
Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.
3.4.2 Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS apud SEVERINO, 1990, p. 25).
4. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial (Revista).
5. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.
6. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas de formatação serão devolvidos ao(s) autor(es); podendo ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.
7. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.
8. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.
|