Busca no site:
ADMINISTRAÇÃO
ISSN 1676-6822
5º Edição Dezembro de 2003

ISSN 1676-6822

Apresentação


"Assim como ninguém aprende tanto sobre um assunto como o homem que é obrigado a ensiná-lo, também ninguém se desenvolve tanto como o homem que tenta ajudar os outros a se autodesenvolverem”.

 

Peter Drucker

 

Falar em globalização nos dias atuais já se tornou, de certa forma, banal entre os profissionais da área de administração de empresas. O assunto agora tende a tomar o rumo da inquietude diante do que fazer nesse novo ambiente. Discussões as mais diversas, o que certamente permanece é a necessidade de as Instituições de Ensino Superior prepararem um profissional que esteja pronto para as mudanças que, a cada dia, tomam de assalto a economia. O papel do administrador, portanto, acaba sendo determinado pela iniciativa, pela criatividade e pela necessidade de estar apto a lidar com o diverso. 

Diante desse panorama, alguns modelos de aprendizagem adotados por algumas instituições insistem em instrumentalizar seus profissionais, mas esquecem-se que as mudanças repentinas que vêm ocorrendo dentro e fora das empresas exigem um administrador que seja um aprendiz permanente. Aquele que, a partir das ferramentas que possui, saiba lidar com as novas situações, adaptando a sua criatividade ao conhecimento já adquirido. 

Assim sendo, somente o profissional que souber aliar o ensino à pesquisa saberá também, por extensão, defrontar-se com novos desafios que a globalização e outras questões como a descentralização ou a terceirização geram atualmente. 

Desde dezembro de 2001, com o primeiro número da Revista Eletrônica de Administração, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/FAEG, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, tem demonstrado que o conhecimento deve ser reciclado a cada dia, preparando para os desafios e revitalizando as habilidades de cada profissional. 

Seja como instrumento de divulgação do conhecimento, seja como veículo de reafirmação de toda ação administrativa, a Revista está se consolidando, cada vez mais, como caminho de ingresso num ambiente que está estabelecido no pilar “qualificação”. 

Como instrumento de revitalização do conhecimento, a maturidade atingida neste quinto número é inquestionável. A Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais entrega à comunidade acadêmica e científica não só uma Revista, mas o acesso à informação e às novas tecnologias de maneira contundente, pois socializa o conhecimento demonstrando que criatividade, talento e garra para a superação de novos desafios só se dão no “homem que tenta ajudar os outros a se autodesenvolverem”,como frisa Peter Drucker na epígrafe que abre este texto.

 

Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

 Editor Responsável

Comissão Executiva

Revista Eletrônica de Administração
 
Publicação Científica  da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias de Garça
 
Ano II- Número 5 - Dezembro de 2003.
 
 
 
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG
 
Presidente: Wilson Shimizu
 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu
 
 
 
Diretores e Vice- diretores das Faculdades mantidas pela ACEG 
 
 
FAEG- Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais
 
Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende
 
FAHU - Faculdade de Ciências Humanas
 
Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde
 
Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu
 
FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo
 
FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
 
Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes


 
 
 
    Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação:
 
    Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa
 
 
 
    Comissão Executiva
 
 
 
    Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto
 
    Programação Visual e Desenho: Murillo Michel
 
    Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa
 
                              Prof. Alessandro Gomes
 
                              Tarcisio Santos Silva                       

                              Fabricio Tatebe
 
 
 
    Secretaria: José Francisco Machado Cuzato
 
 
 
    ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA
    Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000

     Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br
 

Conselho Editorial

Livre-Docente

Rubens Carneiro Ulbanere UNESP-BAURU

 

Doutores

José Aparecido da Silva - USP/Ribeirão Preto

Giovanni Alves - UNESP/Marília

Oscar Vilhena Vieira - PUC/SP

Geraldo Elvio Balestriero - FAEG/Garça

Antúlio José de Azevedo - FAHU/FAEG

 

Mestres

Dayse Maria Alonso Shimizu - FAEG/Garça

José Celso Rocha - FAEG/FAHU/Garça

Édio Joâo Mariani - FAEG/FAHU/Garça

José Fleury Queiroz - FAIT/Itapeva

 
 

Normas para Publicação

A Revista Eletrônica de Administração - Publicação Científica  da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias de Garça -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, notas técnicas e traduções.
 

1. Os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis -  CEP: 17400-000 -  Garça/SP) em disquete 3 1/2 (devidamente identificado), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos não devem exceder 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita, não devendo.
 

2. Informar endereço completo e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.
 

4. Apresentação dos trabalhos:
 4.1. Página inicial, contendo:
 * Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA.
 * Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA).
 * Filiação científica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país.
 4.2. Segunda página, contendo:
 * Resumo de, no máximo, 100 palavras e cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto.
 * Abstract e Key Words.
 4.3. Corpo do texto:
 * Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
 * Texto contendo, sempre que possível, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (corpo do texto com as reflexões), CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto após as referências biliográficas.
 * tabelas e gráficos deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
 * fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto.
 * Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (Silva, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta ...". Quando for necessário, especificar página(s), que deverá (ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (Silva, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (Silva, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por & (Silva & Souza, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (Silva et al., 1986).
 * Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
 4.4. Referências bibliográficas:
 4.4.1. As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.
 

5. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.
 

6. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.
 

7. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es).
 

8. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pela Conselho Editorial da Revista.
 

9. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.