Busca no site:
ADMINISTRAÇÃO
ISSN 1676-6822
1º Edição Dezembro de 2001

ISSN 1676-6822

Conselho Editorial

Livre Docentes

 
João Bosco da C. Azevedo - UNESP/Marília
José Aparecido da Silva - USP/Ribeirão Preto
Otávio Campos Neto - UNESP/Botucatu
Roberto Sagawa - UNESP/Assis
 
Doutores
 
Giovanni Alves - UNESP/Marília
Geraldo Elvio Balestriero - FAEG
Edna Aparecida Cavalcanti - FAHU/FAEF/FAEG
Antúlio José de Azevedo - FAHU/FAEG
Vinício Carrilho Martinez - FAH
 
Mestres
 
Sérgio Nouguès Wargaftig - FAEG
José Celso Rocha - FAEG/FAHU
Édio Joâo Mariani - FAEG/FAHU
Simone de Abreu - FAEG
José Fleury Queiroz - FAIT
 
 
Envio de Trabalhos:             revistaeletronica@faef.br
 
Normas para Publicação:    Download - Normas para Publicação 
 

 

Corpo Administrativo do Curso de Administração

Sérgio Nougués Wargaftig
Coordenador do curso de Administração

Lucilene Ribeiro de Oliveira
Coordenadora Adjunta do Curso

Antonio David Julian
Vice-Diretor do Curso de Administração

Discurso - A Era da Informação

Discurso feito pela Diretora, na Cerimônia de Inauguração da Revista Eletrônica de Administração da FAEG/FAEF

 

            Prezados Coordenadores, Professores, estimado Grupo Editorial da Revista Eletrônica de Administração da FAEG, convidados, caros alunos:

            Desejo expressar minha satisfação nesta cerimônia de lançamento da Revista Eletrônica de Administração da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais, da FAEF de Garça. Estamos na “era da informação” e sabemos que a capacidade de utilizar eficientemente as novas tecnologias, define as vantagens das empresas e dos países. A informação e sua apropriação social, econômica, científica e tecnológica, emergem como fator determinante dos avanços das sociedades.

             Fazendo um retrospecto da sociedade da informação no Brasil, vemos a década de 90, com o Ministério da Ciência e Tecnologia, criando a Rede Nacional de Pesquisa, por intermédio do CNPq, com objetivo de interligar computadores das instituições de ensino e pesquisa. Em 1995 unem-se Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério das Comunicações, para constituir o Comitê Gestor da Internet com objetivo de desenvolver a Internet no Brasil. Em 1996 a Internet foi aberta ao uso comercial e teve sua ampliação expressa nos seguintes números atuais: 5 milhões de usuários brasileiros e 700 empresas provedoras de acesso, entre elas a FAEF Provider. Essas empresas provedoras geram 10 mil empregos diretos e 30 mil empregos indiretos. O Brasil hoje é citado como exemplo positivo de expansão da Internet, articulando os setores público, privado e acadêmico. Comparando com outros países, o Brasil detem uma rede do padrão de muitos países da Europa, perdendo apenas para Inglaterra e Alemanha. Os Estados Unidos detêm metade dos usuários da Internet de todo o mundo, entretanto, o número de usuários do Brasil é maior que a soma do numero de usuários de toda a América Latina.

         Hoje o Brasil se prepara para implantar a Internet II. A Internet2 é uma iniciativa norte-americana, voltada para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para a comunidade acadêmica e de pesquisa. A iniciativa envolve mais de 180 universidades norte-americanas, além de agências do governo e indústria e visa o desenvolvimento de novas aplicações como telemedicina, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais, dentre outras que não são viáveis com a tecnologia Internet atual.
         O objetivo final da iniciativa não é somente o desenvolvimento de pesquisas exclusivamente voltadas para a área acadêmica, mas também a transferência, ao setor comercial, das tecnologias desenvolvidas e testadas ao longo da execução dos projetos.

A universalização do acesso à informação já é realidade. As pesquisas e as bibliotecas digitais estão se consolidando. A disseminação do conhecimento de forma rápida e abrangente é necessária. Novos padrões de educação e a tecnologia de equipamentos e processos precisam ser explorados ao máximo.

         A Internet se consolida como instrumento de crescimento econômico, como meio de organização das empresas, como meio de acesso da população aos bens culturais. Está preservado o direito do indivíduo à informação. Tudo on-line.

         Assim, registramos nossa contribuição ao desafio da comunicação. Hoje inauguramos nossa 1ª Revista Eletrônica, destinada a divulgar pesquisas, artigos, matérias, notícias da ciência da administração. Para esse fato a FAEF reuniu uma comunidade ativa, mobilizada e entusiasta do mundo virtual. Nossos objetivos serão destinados a formar parcerias com outras instituições na área de Administração e áreas correlatas, criar um ambiente de pesquisa tanto na área de gerenciamento como na de informática, incentivar publicações no mundo digital, disponibilizar essas informações a toda população.

         Temos que nos ajustar às exigências do novo ambiente tecnológico. Esse crescimento é inevitável e temos que, em conjunto, administrá-lo. A FAEF é ágil, como se pode constatar. Estamos instalando a FAEF Virtual e os passos iniciais desse projeto se consagram hoje através desta revista eletrônica que hoje entra no ar. Parabéns a toda equipe que está empreendendo esse trabalho.

 

Obrigada.

Dayse Maria Alonso Shimizu

Diretora

 Garça 06, dezembro de 2001.

 

Obs: Alguns dados foram retirados das palavras emitidas pelo Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg, Ministro da Ciência e Tecnologia, na cerimônia de Posse do Comitê Gestor da Internet em Brasília, novembro/1999.

Discurso - O Espírito de Equipe

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela oportunidade de estar aqui junto de vocês, novamente, a fim de apresentar mais um resultado do nosso esforço coletivo: a Revista Eletrônica de Administração. Saúdo a professora Dayse Maria Alonso Shimizu, coordenadora geral das faculdades agrupadas pela Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG), aos demais coordenadores de curso e professores que compõem nosso corpo docente.
 
A todos os presentes, que se faz difícil nomear – mas em especial nossos alunos: futuros leitores e internautas do nosso mais recente sítio virtual - gostaria de pedir um minuto de atenção para falar de nossa primeira Revista Eletrônica, que é a Revista Eletrônica de Administração. Já ressalto, porém, que todos os cursos da ACEG terão uma revista específica, com ISSN e objetivando sua indexação. O que, vale dizer, nos projetará para muito além de nossos muros.
 
Trata-se de um projeto relativamente novo - cerca de dois meses de envolvimento efetivo – e que só frutificou graças ao arrojo e visão de futuro da professora Dayse, não medindo tempo, recursos, equipamentos e pessoal para a condução do trabalho. Aliás, por sua estratégia, formou-se uma grande equipe multidisciplinar de trabalho: professores, apoio técnico, administrativo e uma logística capaz de aproximar a todos.
 
E dado que todos os envolvidos, direta e indiretamente, têm muitos outros afazeres - aqui mesmo na faculdade - foi um recorde de empenho, determinação e acima de tudo boa vontade.
O projeto veio tomando fôlego em reuniões de trabalho, formais e informais – com buscas pela Internet, sugestões e dicas de muita gente -, mas creio que ninguém tinha uma idéia bem definida do que queríamos. Ou melhor, creio que sabíamos o que não queríamos, ou seja, produzir mais um site, como os milhares que encontramos em uma única consulta na rede.
 
E creio ainda que posso afirmar que nenhum de nós - por mais que tenhamos algum interesse pelo mundo virtual - pode se considerar especialista em Revistas Eletrônicas. E quanto a isso, também sabíamos o que não queríamos, isto é, uma revista quadrada, difícil de ser manuseada, sem animação, estática, ainda que científica, com um monte de textos, artigos – muitos, inclusive, incompreensíveis.
 
Com o tempo, fizemos a escolha de mediar texto e imagem, animação e informação, forma e conteúdo, letras e figuras e rostos. Os próximos números, certamente, estarão melhores, porque nossa equipe estará menos amadora ou, de outra forma, mais afinada com a grandeza e recursos disponíveis no mundo virtual. Neste sentido, já fica nossa solicitação para que acessem a revista e enviem e-mails com sugestões e observações críticas mas construtivas.
 
Por fim, quero destacar a capacidade de trabalho e organização de todos os membros da equipe. Certamente conhecidos de todos: ao professor Anderson, pelo companheirismo e incansável busca pela qualidade; às professoras Eliana e Simone, pela inteligência e alegria que trazem à nossa sala da FAEF NOTÍCIAS; da mesma forma, também menciono os professores Celso e Aroldo. E ao Murilo, nosso designer, o expert que tornou tudo possível para ontem – como se diz.
 
Os acertos, quero dividir com a equipe toda; pois um trabalho desse porte se confia, se fia com outros, é parte de nossa teia, de uma rede que só se fia junto, somando, articulando, tecendo em prol e diante do inusitado, é verdadeiro trabalho de tecer. Portanto, quem se atreve a tecelão - na vida na Internet ou fora dela - deve confiar. Mas os equívocos e erros assumo para mim.
 
Digo de maneira sincera, esta revista que hoje vocês vêem nasceu de um sonho. Sonho vivido em cada olhar desde o início, e que fomos incumbidos de idealizar e realizar. Para a equipe, posso dizer com tranqüilidade, representa o futuro, um futuro que se descortina para todos nós.
 
Obviamente, não foi um caminho fácil até chegarmos ao que hoje está disponível. Batalhamos muito, pesquisamos muito, pensamos muito, mas sempre amparados um pelo outro, haja visto que somos uma equipe e assim devemos viver!
 
De qualquer forma, ainda quero dizer que me sinto mais realizado como pessoa - por saber que é possível combinar aliança, criatividade e ética – e como profissional, pois é muito bom ser sabedor que nosso projeto é capaz de frutos assim. Obrigado, realmente, pela confiança, apoio e investimento de toda a equipe.
 

Vinício Carrilho Martinez
Equipe da Revista Eletrônica
Editor Chefe
Doutor pela Faculdade de Educação da USP-SP, com a tese A Rede dos Cidadãos: a política na Internet.

Editorial

Diretora das Faculdades mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG): Dayse Maria Alonso Shimizu.
Editor Chefe: Vinício Carrilho Martinez - Dr.
Editoração Técnica: Anderson Cêga - Msc.
Webmaster: Eliana Augusto de Castro Garcia - Msc.
Webdesigner: Murillo Michel - Grad.
Apoio Técnico: Simone de Abreu - Msc.
Revisão Ortográfica: Aroldo José Abreu Pinto - Msc.

Leia o Editorial

 

Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas, com certeza, são as metas que devem nortear as faculdades de todo o Brasil, principalmente aquelas que buscam a formação consistente e a divulgação e elevação de seu nome junto à sociedade. Desse modo, visando à produção científica dos docentes e discentes da Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG/FAEF - e de  outras  Instituições  de

Ensino Superior do Brasil, é com imenso prazer que apresentamos, a partir deste mês, a Revista Eletrônica da FAEF.           

            Neste primeiro número, entregamos à comunidade acadêmica em geral - alunos, professores e pesquisadores – a Revista Eletrônica de Administração. Em breve, entregaremos uma revista eletrônica voltada para cada um dos cursos em funcionamento na Instituição.

Todos os cuidados foram tomados para que tenhamos, neste moderno e entusiasmante mundo que é o meio eletrônico, uma revista das mais destacadas entre as faculdades e universidades de todo o Estado de São Paulo e do Brasil. Devidamente cadastrada em banco de dados nacionais e internacionais (International Standard Serial Number - ISSN) e com um Corpo Editorial dos mais respeitados, a revista garante a qualidade e a confiabilidade das informações veiculadas. Além disso, a intenção é buscar indexadores para a  revista, ampliando o universo de alcance dos trabalhos de nossos professores e alunos. 

  Para este primeiro número, resumidamente, os objetivos básicos da revista  são: divulgar a produção científica  da FAEF e de outras instituições de Ensino Superior do Brasil; incentivar a pesquisa de ponta nas diferentes  áreas da ciência; realizar intercâmbio de informações entre os professores  e  alunos  das  faculdades  da  FAEF  e  outras instituições  de Ensino com pesquisas de ponta em cada área realizadas no Brasil e no mundo, possibilitando assim aos leitores a busca da formação consistente e preparada para o mercado e para sociedade que, em última instância, será a beneficiada com os profissionais aqui gerados.

            Por tudo isso, e apostando neste novo espaço como um dos mais ricos para o intercâmbio de pesquisas, merece aplausos a iniciativa de nosso corpo docente e idealizadores deste projeto que, certamente, destacará a FAEF entre as melhores.

Profa. Dayse Alonso Shimizu

Diretora das Faculdades:

-         Agronomia e Engenharia Florestal/FAEF

-         Ciências Jurídicas e Gerenciais/FAEG

-         Ciências Humanas/FAHU

-         Ciências da Saúde/FASU