Busca no site:
ENFERMAGEM
 
1ª Edição - Junho de 2018

Enfermagem

A FAEF iniciou seu curso de Enfermagem em Janeiro/ 2015, oferece 100 vagas; Autorizado pela Portaria MEC n.583, de 17de Agosto de 2015, Publicada no Diário Oficial da União, 18 de Agosto de 2015. Estimulo à pesquisa e a formação de um profissional líder e liberal, embasado nos princípios da humanização, desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam a superação dos limites da prática da Enfermagem, questionando e tendo uma visão crítica da realidade e compreendendo os fatos sociais em constante mutação;

Revista Eletrônica de Enfermagem da FAEF é uma publicação da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF tem por finalidade divulgar textos originais e inéditos de interesse das áreas de Ciências da Saúde. Tendo sua periodicidade SEMESTRAL (fevereiro e agosto), de acesso aberto e submissão contínua, a Revista acolhe artigos e ensaios de pesquisadores ou grupo de pesquisadores, docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior, no âmbito da graduação, como também, da Pós-graduação.

Agradecemos aos pesquisadores que nos confiaram seus artigos e desejamos a todos uma boa leitura!

 

Atenciosamente,

Corpo Editorial.

 

Expediente

Revista Científica Eletrônica de Enfermagem - ISSN

Publicação Científica  do Curso de Enfermagem da FAEF

Ano  I - Número 01 - Junho de 2018.

 

MANTENEDORA DA FAEF: SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 

 


Presidente: Wilson Shimizu 

 

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 


 

DIRETORES E VICE-DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

 

         Direção da FAEF – Dra. Vanessa Zappa

 

         Vice direção – Me.. Augusto Gabriel Claro de Melo

 

          EDITOR CHEFE:

 

          Jonas Pedro Barbosa – Coord. do curso de Enfermagem da FAEF

 

         

          CONSELHO EDITORIAL

Dra Renata Marques

Dr. Rafael Gelalati

Dr. WelingtonFernandez

Ma Fabiana Veronez

Me Jose Claudio Simões

Me Elaine Muniz

Me Eliane Amanda Simões

Esp. Marilia Camargo

Esp. Luciana Meneguim

Esp. Érika Buchignani

 

Programação Visual e Desenho

Luis Guiherme Monici de Benigni

 

Secretária Geral

Luciana Siqueira Domingues

 

CONSELHO EDITORIAL 

 

  1. Prof. Me Paula Renata Bertho
  2. Prof. Dra. Renata Marques
  3. Prof. Me José Claudio  Simão
  4. Prof. Me Fabiana Veronez
  5. Prof. Esp. Marilia Camargo

 

 

MANUAL DE PUBLICAÇÔES

 
 
 Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.
 
 
 
1.   Os trabalhos devem conter de 6 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
 
1. 1.   Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.
 
2.    Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.
 
3.    Apresentação dos trabalhos:
 
3.1.       Título e Identificação do(s) autor(es)
 
3.1.1    Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.
 
3.1.2    Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): alinhado à direita, fonte tamanho 12, com indicação para nota de rodapé.
 
3.1.3    Na nota de rodapé, deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - SIGLA - CIDADE/ESTADO - PAIS e endereço eletrônico, fonte tamanho 10.
 
3.1.4    Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha.
 
3.1.5    Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.
 
3.2.       Resumo e Abstract
 
RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.
 
3.3.       Corpo do texto:
 
3.3.1            Subitens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
 
3.3.2    Texto contendo, sempre que possível:
 
a)    INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia);
 
b)   DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões ou ainda Material e Métodos, Resultados e Discussão),
 
c)    CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
 
Obs: Os artigos que, por preferência do autor, não tenham a estrutura contida neste item não serão excluídos.
 
3.3.3    Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.
 
3.3.4    Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto.
 
3.3.5    Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
 
3.3.6    Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.
 
3.3.7    Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação e da(s) página(s) utilizada(s) tanto para citação direta como indireta.Ex: (SILVA, 1984, p. 123). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data e paginação entre parênteses.
 
Por exemplo, "Silva (1984, p. 123) aponta...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão "et al". (SILVA et al., 1986).
 
As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 11, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente" (SILVA, 1987, p.82).
 
3.3.8 Vale ressaltar que, "as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas, como parte do texto, seguidas de sua referência".
 
3.3.9 Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
 
3.4.   Referências bibliográficas:
 
3.4.1       As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002).
 
Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.
 
3.4.2       Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS apud SEVERINO, 1990, p. 25).
 
4.    Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial (Revista).
 
5.    É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.
 
6.    Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas de formatação serão devolvidos ao(s) autor(es); podendo ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.
 
7.    Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.
 
8.     Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.